No passado dia 3 de janeiro de 2024, tomaram posse os novos corpos sociais da Fraternidade Sacerdotal do Porto, eleitos no passado dia 11 de dezembro de 2023, em ato conduzido por D. Vitorino Soares, novo presidente da Mesa da Assembleia Geral, na presença de D. Manuel Linda, Bispo do Porto. Marcaram também presença os bispos auxiliares D. Joaquim Dionísio e D. Roberto Mariz, bem como o Vigário Geral, Cón. António Coelho de Oliveira, e o Chanceler da Cúria, P. António Pais. D. Vitorino Soares agradeceu, na pessoa do Cón. Fernando Milheiro, aos membros cessantes dos corpos sociais o serviço e a colaboração que deram à Fraternidade Sacerdotal, e exortou os corpos eleitos a contribuírem para que esta associação sacerdotal possa desempenhar bem a sua missão.
O Bispo do Porto, D. Manuel Linda, lembrou que há bem poucos dias tinha-se celebrado o 60.º aniversário da ereção da Fraternidade Sacerdotal. Referiu a importância da Fraternidade, na linha da concretização histórica da fraternidade sacerdotal ao longo dos séculos, mas também da sua importância para continuar, com dinamismo, a construir a fraternidade do presbitério do Porto, para que este seja, cada vez mais, uma verdadeira e autêntica família.No final, o Sr. Bispo ofereceu um porto de honra, para celebrar o momento.
A Fraternidade Sacerdotal do Porto é uma associação de clérigos, que tem como principal finalidade a previdência e ajuda mútua do clero, erigida canonicamente por D. Florentino Andrade e Silva, ao tempo Administrador Apostólico da Diocese do Porto, a 21 de dezembro de 1963.