Uma colectânea de composições para a liturgia

Para o uso litúrgico em cânticos das assembleias dominicais, Manuel Correia Fernandes elaborou um conjunto de composições litúrgicas, particularmente orientadas para textos que ainda não dispusessem de composições já elaboradas por outros autores. As composições procuraram responder a um critério de simplicidade, de expressividade litúrgica e de funcionalidade celebrativa, e não tanto de elaboração musical.

Por ação do atual diretor do Coro litúrgico de Santa Cecília, da paróquia da Custóias, Ricardo Fernandes, um conjunto de compositores tiveram a amabilidade de dar, à simplicidade original dessas composições, arranjos de carácter organístico e polifónico que não estavam na sua origem nem intenção. Esse conjunto de elaborações deu origem a uma compilação sob o tema genérico “Tudo o que respira louve o Senhor”. O conjunto elaborado de composições, que nasceram de melodias simples, caminharam para propostas mais elaboradas, quer pelo acompanhamento do órgão quer pela introdução de polifonia em algumas delas. São autores destas elaborações e dos arranjos musicais os compositores Bruno Ferreira, Fernando C. Lapa, Gregório Gomes, João Santos, José Carlos Mateus, Ricardo Fernandes e Samuel Pinto.  A colectânea encontra-se dividida em Cânticos de entrada, Salmos responsoriais, Cânticos de Comunhão e Cânticos vários.  A edição é da responsabilidade do Coro Litúrgico de Santa Cecília.

Uma apresentação parcial desta iniciativa terá lugar em concerto na igreja paroquial da Senhora do Porto, no sábado 13 de janeiro de 2024, às 21h30, com apresentação do coro de Santa Cecília da paróquia de Custóias.