Saudação do bispo aos seus Seminários

Estamos na Semana dos Seminários. Normalmente, aproveita-se esta efeméride para sensibilizar os fiéis para a sua obrigação de ajudar a despertar vocações, para os comprometer na sustentação desta instituição secular que é o “coração da Diocese”, para a todos inserir numa fortíssima corrente de oração que peça ao “Senhor da Messe que mande operários para a sua messe” e para lembrar aos sacerdotes que a pastoral mais urgente é sempre a vocacional. Eu também o faço. E com muito empenho.

Não obstante, quero, este ano, centrar-me naqueles que já constituem os nossos três Seminários. Aos seminaristas, felicitá-los pela alegre generosidade que demonstram. Sois vós aqueles a quem “Jesus chamou”. E vós fostes “ter com Ele”. Parabéns! Espero que saibais manter-vos sempre junto d’Ele. Nunca cedais ao desânimo. Cultivai uma diferenciação positiva. Não de superioridade em relação aos outros. Mas de uma alegria e de uma liberdade que vos capacite a oferecer a vossa vida ao serviço da tarefa mais nobre e urgente do mundo: a da santificação e redenção. Pelo vosso otimismo e generosidade, sede os primeiros a despertar novas vocações.

Depois, na pessoa do senhor D. Vitorino, quero agradecer aos sacerdotes, ao diácono e a todos os funcionários e colaboradores quanto fazem para criar um clima de formação integral, quer sob o ponto de vista humano, quer espiritual e cultural. O vosso trabalho é tão valioso e imprescindível como apagado e monótono. Mas sem ele, nem teríamos padres no futuro nem sequer seminários no presente. O bispo diocesano e, certamente, todos os fiéis que amam a Diocese, estão-vos muito agradecidos. Deus compense a vossa generosidade!

Elevo a minha oração de louvor a Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, quer pelo bom funcionamento dos nossos Seminários, quer pelo razoável número dos seus alunos. Mas também uma oração de súplica: que nunca faltem a esta Diocese do Porto sacerdotes disponíveis e santos para o serviço entre nós e, eventualmente, para partilhar com quem tem mais dificuldades vocacionais.

Que Maria, Mãe da Igreja, acolha sob a sua proteção os nossos Seminários e quantos os constituem.

+ Manuel, Bispo do Porto