“Viver na proximidade”: D. Vitorino Soares na Semana dos Seminários (c/vídeo)

Nesta Semana dos Seminários, que está a decorrer de 1 a 8 de novembro, ganha destaque uma vídeo mensagem do reitor do Seminário Maior do Porto e do Seminário do Bom Pastor, D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto.

Num conteúdo produzido pelo Gabinete de Comunicação da diocese do Porto, que revela algumas das dimensões da vida em Seminário, tais como a oração, o estudo, o desporto e o convívio, D. Vitorino recorda o tema proposto para a vivência desta Semana dos Seminários 2020. “Um texto do Evangelho de Marcos: “Jesus chamou os que queria e foram ter com Ele” – lembra o bispo.

“São duas ideias fundamentais. Primeiro este chamamento por Jesus. É Ele que toma a iniciativa e dá o primeiro passo e escolhe exatamente aqueles que quer. É uma opção, uma seleção feita por este Mestre. E uma outra ideia é a resposta como diz o Evangelho: “eles foram ter com Ele” – sublinha o reitor.

Para D. Vitorino Soares é, precisamente “sob esta inspiração do Mestre” que deve ser vivido o tempo de Seminário. Um tempo entendido “como um dom, uma oferta, uma graça que o Senhor das vocações concede a cada um de nós” – salienta.

Na sua mensagem vídeo, o reitor do Seminário Maior do Porto e do Seminário do Bom Pastor refere o valor da proximidade como algo de essencial na vivência em Seminário e que prepara o futuro encurtando as “distâncias entre o Mestre que chama e os discípulos que respondem e que são chamados”. Uma proximidade com Jesus, com os sacerdotes e com o povo.

“A proximidade que nós ensaiamos aqui no Seminário, queremos viver no futuro. Com o Mestre, Jesus Cristo, através da oração, a proximidade de uns para com os outros, que é o presbitério e, naturalmente, a proximidade com o povo” – afirma D. Vitorino.

O bispo auxiliar do Porto assinala que a vida em Seminário, proposta na proximidade, tem o objetivo de se constituir como comunidade para que seja possível viver “uma verdadeira comunhão constituída por pessoas diferentes”.

D. Vitorino Soares refere ainda que a vida no Seminário ajuda a “experimentar a fraternidade”, apelo que o Papa Francisco faz na sua última Encíclica “Fratelli tutti”, “Todos irmãos”.

“Que este Mestre que chama aqueles que quer, continue a ser o mesmo e que nós possamos ser também daqueles que ouvem o convite e respondem” – diz D. Vitorino Soares na conclusão da sua vídeo mensagem.

RS