Cristãos unidos contra a violência doméstica (19 jan)

Foto: João Lopes Cardoso

Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos as comunidades cristãs do Porto, unidas na oração, repudiam a violência doméstica. As Igrejas Católica, Lusitana, Anglicana, Metodista, Luterana e Ortodoxa.

No próximo domingo, dia 19 de janeiro, as comunidades cristãs do Porto vão rezar em conjunto unindo-se para repudiar a violência doméstica. No âmbito da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que decorre de 18 a 25 de janeiro, as Igrejas Católica, Lusitana, Anglicana, Metodista, Luterana e Ortodoxa estarão unidas na oração dando um sinal de comunhão manifestando-se contra a violência doméstica. Recordemos que em 2019 houve em Portugal mais de 30 mortes por violência doméstica. A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2020 vai recordar o drama dos migrantes e refugiados no Mediterrâneo, com propostas vindas de Malta.

Em recentes declarações à Agência Ecclesia, o padre Mário Henrique Melo, responsável pela Comissão Ecuménica Diocesana do Porto e pároco de Ramalde, observa que Malta é um “lugar do mundo que sofre na pele o drama dos refugiados”, e que estão a “passar uma mensagem da providência de Deus e de amor ao próximo”, a partir da descrição do naufrágio de São Paulo, nos Atos dos Apóstolos, e como foram recebidos nessa ilha do Mediterrâneo.

Entretanto, a tradicional oração conjunta terá lugar na sexta-feira dia 24 de janeiro pelas 21.30h na Igreja Metodista e terá como pregador o bispo do Porto D. Manuel Linda.

Nota informativa do bispo do Porto

Publicamos aqui o texto enviado por D. Manuel Linda, bispo do Porto, aos sacerdotes da diocese, a propósito da oração de domingo dia 19 de janeiro.

Senhor Padre,

perante a gravidade da violência doméstica, algo a que a consciência social reage fortemente, os ditos “hierarcas” das Igrejas Cristãs presentes na área da nossa Diocese do Porto que pertencem ao movimento ecuménico do Porto – Igreja Lusitana de Comunhão Anglicana, Igreja Anglicana, Igreja Metodista, Igreja Evangélica Luterana, Igreja Ortodoxa do Patriarcado de Moscovo, Igreja Ortodoxa do Patriarcado de Kiev- combinaram comigo um gesto de repúdio desse género de violência e de invocação do Espírito de Deus para que conceda às famílias o dom da paciência, do respeito e da paz. E combinou-se um dia comum para todos: o dia 19 de janeiro, início da Semana do Oração pela Unidade de Todos os Cristãos.

Por este motivo, venho pedir que, em todas as Missas de preceito (incluindo as vespertinas do dia 18), depois da Comunhão, um Leitor, devidamente preparado, vá ao ambão fazer a oração anexa em nome de toda a assembleia.

Se lhe parecer oportuno, na homilia desse mesmo dia, trate esse assunto da violência doméstica, desenvolvendo, rapidamente, ideias tais como: o projeto de Deus para a humanidade é de fraternidade; muito mais a nível da família, como que “ícone” da vida trinitária divina; por isso, a falha ou falta de colaboração nesse projeto é grave; a violência deixa marcas indeléveis na mente dos filhos; o cristão, que não o é só de nome, tem de dar especial testemunho de unidade familiar; por isso, que o dia de hoje constitua como que o início de uma nova mentalidade.

 

Oração sobre a Violência Doméstica

Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Dentro da semana em que rezamos pela unidade de todos os cristãos, pedimos ao nosso Deus que proteja todas as famílias da violência doméstica e ampare aquelas que vivem este sofrimento dentro de suas portas.

É a família que nos sustenta, nos orgulha e nos realiza. Normalmente, amamos a nossa família com o mesmo amor com que nos amamos a nós próprios…

Hoje, rezamos por uma família que se define, se constrói e se une pelo Dom que Deus faz de Si próprio no nosso amor. Assim:

Rezamos por um amor livre, mas comprometido;

Amor gratuito e que também sabe receber;

Amor intenso, mas equilibrado;

Amor apaixonado e ao mesmo tempo consciente…

Rezamos por um amor mais forte do que a fraqueza,

Mais entregue do que pedido,

Mais doado do que um direito.

O Filho de Deus encarnado ensina-nos que todos merecemos ser amados assim. E os outros também merecem ser assim amados por nós.

Hoje pedimos a Deus, Pai de todos nós, pelo seu Filho jesus Cristo, no Amor do Espírito Santo, que a violência não entre nas nossas casas e todos vivam em paz.

Ámen.

(RS)