Lusofonias: crónicas do padre Tony Neves têm novo livro

O padre Tony Neves acaba de lançar mais um volume das suas crónicas com o título original “Lusofonias, de Roma para o Mundo 2”. Um segundo volume das suas crónicas, com textos publicados de 2021 a 2024 na Agência Ecclesia.  O padre Tony Neves é dos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos).

O lançamento do livro foi na diocese do Porto de onde o padre Tony Neves é natural. Nascido em Foz do Sousa, Gondomar, a 2 de novembro de 1962, foi ordenado presbítero a 30 de julho de 1989. A Igreja de Jancido acolheu o evento no sábado dia 20 de julho, na presença do bispo auxiliar do Porto, D. Joaquim Dionísio.

O sacerdote português foi provincial dos Espiritanos e atualmente vive em Roma, onde está ao serviço da sua congregação religiosa como correspondente do Conselho Geral para alguns países em África. Especial contacto com os povos lusófonos como Cabo Verde, Angola e Moçambique, mas também com a América Latina e países como a Bolívia, o Paraguai e o Brasil.

O padre Tony Neves é licenciado em Teologia e Comunicação Social e doutor em Ciência Política. Das muitas funções que exerceu ao longo da sua vida, destaque para o citado trabalho como Superior Provincial dos Missionários Espiritanos em Portugal, mas também para o amplo serviço prestado em funções como diretor do jornal Ação Missionária, porta-Voz dos Espiritanos, membro da Comissão Episcopal “Missão e Nova Evangelização”, presidente dos Animadores Missionários Ad Gentes, professor do Ensino Superior no Kuito, no Huambo, em Lisboa e no Porto, coordenador nacional dos Jovens Sem Fronteiras e tantas outras missões pastorais e de evangelização.

RS