S. João de Ver: festas em honra do padroeiro

Ao longo de seis dias a Paróquia de São João de Ver esteve em festa com a realização das Festas Sanjoaninas.

As Festas Sanjoaninas nascem de uma colaboração entre a Paróquia e a Junta de Freguesia de São João de Ver e vão ganhando tradição e fama devido à sua programação rica e variada, que visa não apenas celebrar o padroeiro e o aniversário da elevação a vila, mas também fortalecer os laços comunitários e promover a solidariedade e a fé entre a comunidade sanjoanense.

Do vasto programa, que acontece ao longo dos vários dias na Avenida Papa Francisco (junto à Igreja Matriz), destacamos o programa religioso.

Este ano tivemos a graça de ter novamente entre nós o Frei José Manuel Nunes da Silva (Frade Dominicano da Ordem dos Pregadores), que com as suas pregações nos ajudou a olhar mais profundamente para a figura de São João Baptista e assim a melhor conhecer e compreender a sua vida e missão.

Também já vai sendo tradição, no programa das Festas Sanjoaninas, a Eucaristia com bênção dos estudantes universitários, que aconteceu na tarde de sábado. Dado o calendário das festas coincidir com o final do ano académico, torna-se assim num momento primordial para agradecer por mais um ano de estudos ou até pela conclusão de um curso superior.

Já no domingo realizou-se a Eucaristia Solene, com a presença dos Juízes da Festa, do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de São João de Ver, do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, e representantes de diversas associações e instituições locais. No final da celebração foi apresentado a toda a comunidade um quadro oferecido pelo Movimento Juvenil Dominicano, de autoria do Mestre Bessa e que pretende representar a conclusão (passados 65 anos) da concretização de um desejo desta comunidade, que foi a edificação de uma nova Igreja Matriz. O quadro ficará exposto na entrada do Auditório Padre Manuel de Pinho, recentemente inaugurado.

Outro dos pontos altos do programa religioso é, sem dúvida, a majestosa procissão em honra do padroeiro São João Baptista, que percorre diversas ruas do centro da vila, trazendo um belíssimo colorido através dos tapetes de flores e do cordão humano que acompanham todo o percurso, demonstrando a forte fé e a união da comunidade. Este ano tornou-se ainda mais especial, pois a presidir à procissão estiveram as relíquias do Beato Carlo Acutis.

O programa das festividades encerrou-se oficialmente na noite de segunda-feira, dia 24 de junho, com a Eucaristia da Solenidade do Nascimento de São João Baptista, seguida de um concerto musical no Auditório Padre Manuel de Pinho.

Por fim, agradecemos publicamente a toda a comunidade paroquial pelo seu empenho e solidariedade na realização das festividades em honra do nosso padroeiro.

(inf: paróquia de São João de Ver)