Responsável da Secretaria de Estado testemunha em Tribunal de Londres

O substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, D. Edgar Peña Parra, vai comparecer em Londres como testemunha num julgamento sobre a compra e venda de um imóvel na Sloane Avenue.

O processo foi iniciado após uma queixa civil apresentada em 2020 por Raffaele Mincione, o qual foi condenado em primeira instância pelo Tribunal do Estado da cidade do Vaticano por lavagem de dinheiro, desvio de fundos e corrupção.

O caso está agora no centro do processo judicial no Supremo Tribunal de Justiça do Reino Unido, no qual Mincione alega ter agido de “boa fé” nas transações com a Santa Sé, para a compra e venda do edifício de Londres.

A Secretaria de Estado do Vaticano contesta o preso “inflacionado” do edifício e os poderes especiais que Mincione adquiriu nas várias transações.

A Administração do Património da Sé Apostólica (APSA) anunciou, a 1 de julho de 2022, a venda do prédio número 60 da Sloane Avenue, em Londres, à Bain Capital, por 186 milhões de libras esterlinas (cerca de 215 milhões de euros ao câmbio da altura), assumindo perdas no negócio.

(inf: Agência Ecclesia)