CCC: Música Litúrgica em concerto na Foz do Douro

Curso Diocesano de Música Litúrgica realizou concerto na Paróquia da Foz do Douro.

Na noite de 29 de junho, realizou-se na Igreja Paroquial da Foz do Douro, no Porto, o concerto do fim do ano letivo dos alunos do Curso de Música Litúrgica do Centro de Cultura Católica do Porto (CCC). Intervieram os alunos da classe de Órgão do professor Tiago Ferreira e os alunos das classes de Coro e Direção Coral do professor Emanuel Pacheco. O concerto integrou obras para órgão de J. S. Bach, A. Cabezón  e A. Fletcher. O coro dirigido pelo professor Emanuel Pacheco e por alunos da sua classe de Direção Coral, cantou obras de L. Bardós, O. Lassus, A. Lotti e J. J. Ribeiro. O programa reflete parte do trabalho desenvolvido ao longo do ano, marcado pela formação de músicos para o serviço da litúrgia.

Inserido no projeto pedagógico da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos (EDML), o concerto é um momento de apresentação pública do trabalho realizado pelos alunos ao longo do ano e de divulgação da Escola junto das comunidades da diocese do Porto. Serve também para encerrar em ambiente festivo mais um ano letivo, após o termo da lecionação e no dia em que os alunos concluíram a realização dos exames finais. O bom nível global do trabalho apresentado faz-nos acreditar na validade do projeto de formação da Escola, cujos frutos se podem expandir ainda mais às comunidades cristãs da Diocese.

A EDML foi criada pelo Secretariado Diocesano de Liturgia em 1989, a partir do Curso de Música Litúrgica já lecionado desde 1971, alargando a formação também aos acólitos e leitores. Depois de perto de década fora do CCC, a EDML regressou ao CCC em 2001/02, mantendo a sua ligação ao Secretariado Diocesano de Liturgia. A proposta pedagógica sempre conjugou a necessária competência técnica com a formação bíblica e litúrgica, de modo a que os diferentes ministérios, desempenhados com beleza e correção, se integrem na mesma ação litúrgica. De acordo com a decisão do bispo do Porto de 2023, forma também para os ministérios instituídos de acólito e leitor, como forma o Curso Básico de Teologia para o ministério instituído de catequista.

A EDML mantém a sua proposta formativa, graças aos alunos que as comunidades da diocese enviam para estudar e ao empenho e generosidade do corpo docente, assim formado no ano que termina: P. Agostinho Pedroso (História da Música Sacra; Instrumento de Tecla); Ana dos Santos (Canto); Cristina Barbosa (Piano); P. Domingos Areais (Sagrada Escritura); Emanuel Pacheco (Coro; Direção Coral); Fernando Valente (Harmonia); Henrique Ferreira (Arte de Dizer; Coro de Leitores); Cón. João Peixoto (Arte e Liturgia; Lecionário; Liturgia); João Reis (Canto); Joaquim Marçal (Formação Musical; Instrumento de Tecla); José Manuel Campos (Cerimonial; Movimento e Expressão Corporal); Maria Manuela Oliveira (Proclamação Litúrgica); Maria do Rosário Soveral (Sacramentologia); Tiago Ferreira (Órgão).

A EDML já abriu inscrições para 2024/25. Decorrem durante o mês de julho e de 1 a 27 de setembro. Na formação vale sempre a pena apostar. Para dar voz à Palavra de Deus na assembleia litúrgica, não basta a alfabetização escolar. Para servir bem ao altar, não chega improvisar alguém a quem se facultam alguns elementos práticos de desempenho. A animação do canto litúrgico não vive apenas da tão necessária boa vontade e de uns rudimentos musicais. A ação litúrgica requer quem a sirva com a competência que só a formação técnica e litúrgica, aliada a uma convicta vivência cristã, torna possível. Competência que, aliás, é necessária para todos os agentes pastorais, como os que servem no âmbito da evangelização e da catequese, que podem usufruir do Curso Básico de Teologia.

O CCC, nas suas várias propostas formativas, entre elas os cursos de ministérios litúrgicos, continua a responder ao desafio que presidiu à sua criação há 60 anos. No termo de mais um ano e após o concerto que exprime em parte o que foi feito, é mais fácil intuir os frutos deste trabalho nas assembleias litúrgicas e desejar um melhor aproveitamento deste serviço que a diocese do Porto disponibiliza. Ao acompanhar a evolução dos alunos ao longo de cada ano, é possível perceber a beleza das suas capacidades ao serviço das assembleias litúrgicas. Pode intuir-se o que seriam os organistas, salmistas e diretores de coro, como também os acólitos e leitores, multiplicados pelas comunidades cristãs da nossa diocese do Porto. É destas comunidades, contudo, que eles hão de continuar a provir para a formação séria que a EDML proporciona.

Fica ainda uma palavra de apreço e gratidão à Paróquia de São João da Foz do Douro e ao seu pároco, Cón. Jorge Teixeira da Cunha, pelo acolhimento do concerto, que foi possível também graças órgão de tubos com que a Igreja passou a contar recentemente ao serviço da liturgia.

(inf: CCC)