A “ProVocação” de Santo António

No segundo encontro “Provocações com vida”, a paróquia de Fânzeres voltou a abrir as suas portas à reflexão cristã e abordou um dos maiores portugueses e a sua mensagem.

Na passada tarde de domingo, 16 de junho, um grupo de 50 pessoas voltou a aceitar o desafio de partilhar conhecimentos e conviver em torno de um tema comum. Desta feita, o mote foi apresentar “Santo António: Vocação, Vida e Cultura”.

Num primeiro momento, escutou-se um excerto do “Sermão de Santo António” (dito “aos peixes”, de 1654), do Padre António Vieira; e de imediato, a palavra passou para a apresentação clara e sentida do D.r José Acácio Aguiar de Castro que, partindo do seu conhecimento e devoção, apresentou a figura de Santo António (1192-1231) em variados aspetos, tendo sido depois abordado pela plateia para explorar uma ou outra palavra dita. Particular realce foi dado à relação do Santo com a natureza, lançando o desafio atual da revalidação da atitude cristã perante a Criação.

A conversa passou para um segundo momento, transformado em convívio à volta de uma pequena mesa. E foi lançado o desafio para um novo encontro, marcado para a tarde do dia 14 de julho, dedicado ao tema “Terceira idade”.

A paróquia do Divino Salvador de Fânzeres pretende continuar a oferecer a todas as pessoas momentos de partilha que provoquem e lancem as sementes do Evangelho. Agradecendo o espaço de informação e divulgação permitido por este jornal, desafia também a participação ativa dos seus leitores e frequentadores: “Vinde e vede” (Jo 1, 39)!

(inf: paróquia de Fânzeres)