“Provocações com Vida” em Fânzeres

A paróquia do Divino Salvador de Fânzeres tem um novo projeto a que resolveu chamar “Provocações com vida” e que foi lançado no passado domingo dia 19 de maio, com a presença de várias pessoas, no seu salão paroquial.

Este projeto surge da iniciativa de membros da comunidade paroquial que, em sintonia com o pároco, sentem a necessidade de oferecer uma proposta de formação e cultura cristã a todas as pessoas que desejarem. Pretende ser uma realidade tão polissémica quanto o seu nome: “Pro Vocações” – em prol das aptidões de cada ser; “Provocações” – desafios, estímulos, reptos; “Com Vida” – cheia de existência e de alegria; “Convida” – chamamento à partilha e à fraternidade. A expressão destas realidades pode materializar-se em encontros formativos, em mesas redondas, na promoção de manifestações artísticas, em momentos de convívio.

Na tarde do passado domingo, dia 19 de maio (coincidentemente, dia de Pentecostes e encerramento da Semana da Vida), a comunidade foi desafiada a participar numa mesa redonda subordinada ao tema “Mulher: identidade e missão”, tendo acedido ao desafio cerca de meia centena de pessoas.

Ofereceram a sua reflexão e testemunho a D.ra Maria Manuela Oliveira e a S.ra Maria José Cardoso. Estas, por sua vez, receberam a escuta atenta da plateia, partilhando perspetivas e problemáticas, e o agradecimento de todos, manifestado na beleza das flores. O momento foi encerrado com um porto de honra, onde se prolongaram as reflexões.

Foi, de facto, oportuno pensar no papel da mulher na sociedade e na Igreja. Num contexto social pautado por uma certa “crise da definição” e por várias “situações de desequilíbrio”, foram evocadas páginas bíblicas, linhas orientadoras, a experiência familiar e profissional; e tomou-se consciência de que “toda a identidade pressupõe uma missão”, de que a mulher é “co-protagonista da aventura humana” e que, “dotada de ousadia”, a mulher é especial “portadora da mensagem da vitória do Bem à humanidade” (palavras das oradoras).

Foram, assim, inauguradas as “Provocações com Vida”. Sendo provocados, tornamo-nos provocadores; encontrando a vocação, somos chamados a segui-la, convidando e festejando a vida. Novo encontro está marcado para o dia 16 de junho. Fica, aqui, o convite ao jeito evangélico para o estimado leitor: “Vinde e vede” (Jo 1, 39).

(inf: Henrique Ferreira)