Proposta de novos MEC – ano 2024

Está a decorrer, no corrente mês de maio, o prazo para apresentação de novos candidatos ao serviço de Ministro Extraordinário da Comunhão [=MEC]. Os Párocos e outros responsáveis, ao propor novos MECs, deverão ter na máxima consideração as reais necessidades pastorais das comunidades e a idoneidade dos candidatos.

Recordamos, brevemente os procedimentos a seguir:

  1. Requerimento do Pároco, Reitor ou Superior da Casa Religiosa, segundo o modelo impresso, disponível na Cúria Diocesana ou no Secretariado Diocesano de Liturgia, dirigido ao Senhor Bispo e enviado ao Secretariado Diocesano de Liturgia até 31 de Maio. Os requerimentos deverão incluir certidão autêntica de Batismo e de Confirmação dos candidatos, podendo, para o efeito, utilizar­‑se o espaço previsto para tal no modelo aprovado.
  2. Declaração do candidato devidamente preenchida no modelo aprovado, assinada e confirmada por quem faz o requerimento.
  3. Participação em três sessões de preparação na Casa Diocesana – Seminário de Vilar: no dia 29 de junho, das 9:30 h às 12:30 h e das 14:30 h às ­17:30 h e no dia 6 de julho, das 9:30 h às 12:30h. Recomendamos vivamente que os candidatos sejam informados atempadamente sobre estas datas para que possam organizar as suas agendas pessoais de forma a garantir a indispensável presença nestas ações de formação.
  4. Envio de uma fotografia atual e pagamento de 35 € de taxa de inscrição.
  5. No caso de aprovação da candidatura, participação na recoleção espiritual no dia 5 de outubro, na Casa Diocesana – Seminário de Vilar, das 9:30 h às 12:30 h, e na celebração da Designação de M.E.C., em 6 de outubro, às 15h.

O S.D.L. não poderá aceitar processos incompletos, imprecisos ou fora dos prazos. Pedimos e agradecemos toda a compreensão e colaboração neste assunto.

(inf: Secretariado Diocesano da Liturgia)