As orientações pastorais do Vaticano para redescobrir a fraternidade no Dia dos Avós

A mensagem do Papa Francisco para o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi publicada nesta terça-feira (14/05). E o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida divulga orientações pastorais para redescobrir a fraternidade, construir laços e viver a iniciativa um “Dia sem solidão”.

A mensagem do Papa Francisco por ocasião do IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrada dia 28 de julho, tendo como tema “Na velhice ,não me abandones” (Sl 71,
9), foi publicada nesta terça-feira (14/05). O cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, ao comentar o texto, disse:

“Na mensagem, o Santo Padre destaca como – devido à crise da pertença comum e ao surgimento de uma mentalidade cada vez mais individualista – a solidão dos idosos muitas vezes não é sequer percebida como um problema. Mas a Igreja é chamada a construir algo diferente, a redescobrir o sabor da fraternidade e a construir laços entre as gerações.”

Com a publicação da mensagem, o Dicastério também disponibiliza um kit pastoral que será enviado às conferências episcopais e que estará disponível no site www.laityfamilylife.va. O kit, explica Gleison De Paula Souza, secretário do Dicastério, é uma ferramenta à disposição de todas as comunidades eclesiais para ajudar a viver um Dia sem solidão. Como de costume, propomos celebrar uma missa com os idosos da comunidade e visitar aqueles que vivem mais sozinhos. O nosso desejo é que, a partir daí, os idosos se tornem protagonistas de forma não episódica da vida e da pastoral da Igreja, e que lhes seja dedicada atenção todos os dias do ano.”