Bênção. Bispo do Porto: cursos são vias de comunicação para servir a sociedade

Foto: Miguel Mesquita

Foi debaixo de chuva intensa, numa Eucaristia na Avenida dos Aliados, que cerca de dez mi pessoas, deram graças a Deus pelo percurso académico dos universitários finalistas do Porto. “Se vos doardes a sociedade responde com a felicidade”, disse D. Manuel Linda aos estudantes, exortando-os a serem generosos.

O domingo 5 de maio foi dia de Bênção das Pastas dos estudantes universitários finalistas do Porto. A Avenida dos Aliados voltou a ser o cenário para tão significativa Eucaristia presidida pelo bispo do Porto. Foi debaixo de chuva intensa que cerca de dez mil pessoas deram graças a Deus pelo percurso académico dos finalistas.

Trazia a homilia escrita, mas D. Manuel Linda, tendo em conta as condições meteorológicas, fez uma reflexão improvisada, mais curta, sobre as leituras daquele domingo. “Jesus fala na alegria do dar”, referiu D. Manuel acentuando que “o segredo da alegria e da felicidade está no amor”.

Amor que é “doação” e “serviço”, sublinhou o bispo do Porto exortando os estudantes para o serviço à sociedade: “Se vos doardes a sociedade responde com a felicidade”, afirmou. E assinalou a importância de utilizar os cursos superiores servindo a sociedade. “Os vossos cursos não são escudos de defesa para subir na sociedade, mas vias de comunicação para servir a sociedade”.

Aproveitando o facto de ser naquele domingo celebrado o Dia da Mãe, D. Manuel Linda citou as mães como um grande exemplo de doação à sociedade. “Ninguém se doou tanto do que as vossas mães”, declarou.

O bispo do Porto pediu aos jovens estudantes universitários para serem generosos na sua vida profissional. “Sede generosos e recebereis alegria e felicidade”, afirmou D. Manuel Linda que terminou a celebração procedendo à bênção das pastas dos finalistas.

RS