II Caminhada Vocacional passou por Porto e Gaia

No dia 25 de abril, reuniram-se os participantes da II Caminhada Vocacional, na Sé do Porto, pelas 9h30, para darem início à caminhada vocacional organizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações (SDPV).

A Caminhada teve início com uma oração de envio presidida pelo Senhor Dom Manuel Linda. Tendo acolhido os presentes, o Senhor Dom Manuel manifestou a sua alegria pela presença de todos e comentou em chave vocacional o texto de João 10, onde Jesus afirma que é o Bom Pastor. Depois da sua bênção, os caminheiros rumaram até à Igreja de Santa Marinha, em Gaia, apreciando a beleza que as margens do rio Douro proporcionam. Chegados à igreja, interveio a irmã Maria do Céu sobre a vocação consagrada.

De seguida, partiram até à Igreja de São José de Quebrantões, percorrendo uma bela subida que pôs à prova os caminheiros. À chegada, uma igreja contemporânea abria as portas para os receber e ouvirem a intervenção do Pe Davide sobre a vocação sacerdotal. Dalí, partiram para a igreja de Mafamude onde os esperava a intervenção da Helena sobre a vocação secular. Estávamos na hora do almoço e, portanto, a caminhada foi no sentido de reparar as forças com o almoço que cada um trouxe consigo, apreciando a paisagem impressionante que os jardins do Seminário Maior proporcionam. Depois do descanso, nada melhor do que entrar na igreja de Santa Clara, que não deixa ninguém indiferente. Aí ouviram a intervenção do casal Filipe e Teresa sobre a vocação matrimonial.

Era hora de descer à Rua das Flores para serem recebidos na Igreja Privativa da Misericórdia do Porto, onde escutaram o Diogo sobre a vocação consagrada. Por fim, rumaram até à Igreja de Santo António dos Congregados para um apontamento final e algumas perguntas dirigidas a alguns alunos do Seminário Maior.

Foi um belo dia, em que rezamos pelas vocações, experimentamos a alegria de caminhar juntos, reafirmando, assim, a certeza de que Deus continua a chamar: todos somos uma vocação. O SDPV agradece a todos os participantes, em particular ao Senhor Dom Manuel Linda, aos que connosco refletiram sobre as diferentes vocações e a todos os responsáveis das igrejas que nos receberam. Obrigado.

(inf. Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações)