Vairão, Fornelo, Canidelo e Fajozes: a visita de D. Joaquim Dionísio

Entre os dias 11 e 21 de Abril, D. Joaquim Dionísio, Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, realizou a visita pastoral às paróquias de S. Salvador de Vairão e S. Martinho de Fornelo, S. Pedro de Canidelo, S. Pedro de Fajozes. Durante este tempo, o prelado teve a oportunidade de conhecer a vida e a dinâmica dessas comunidades, sendo calorosamente recebido pelos fiéis locais.

Esta visita não só permitiu ao Bispo conhecer de perto a realidade das paróquias, mas também fortalecer os laços comunitários, promovendo o diálogo e a interação entre a Igreja e os membros da sociedade civil. Foi uma ocasião especial para reavivar a comunhão eclesial e estimular a participação dos fiéis na vida da igreja e da comunidade.

Durante estes dias, D. Joaquim Dionísio encontrou-se com diversos grupos e movimentos paroquiais, visitou doentes e idosos, encontrou-se com representantes das autarquias locais, e com associações e instituições de solidariedade social. Houve também tempo para interagir com os mais novos, tanto durante a catequese como nas atividades preparatórias para a celebração do do sacramento da Confirmação, desafiando-os a colocar seus dons a serviço dos outros. Todos apreciaram a sua simpatia, simplicidade e as palavras encorajadoras que foram transmitidas.

Em todo o tempo, D. Joaquim Dionísio foi acompanhado pelo pároco local, Pe. António Pereira Pinto, que este ano celebra o seu jubileu sacerdotal, efeméride lembrada também ao longo da visita.

Este encontro proporcionou não apenas a reflexão pessoal sobre o papel de cada fiel na família e na comunidade, mas também valorizou a sinodalidade cristã, fortalecendo os laços e promovendo uma maior integração e participação ativa na pastoral.

(inf. Catequistas de Canidelo, Fajozes Fornelo e Vairão)