Faith’s Night Out: Equipas Jovens de Nossa Senhora afirmam que “a alegria constrói o mundo”

Foto: Agência Ecclesia

Teve lugar no passado sábado dia 16 de março na cidade do Porto mais uma edição do ‘Faith’s Night Out’ (FNO) subordinado ao tema ‘A Alegria Constrói o Mundo’.

No Auditório Ilídio Pinho da Universidade Católica Portuguesa (UCP) foram ouvidos os testemunhos de D. António Couto, Leonor Belo, Mariana Abranches Pinto, Filipa Pinto Coelho, Irmã Vera de Jesus, Hugo Novais, Fernando Batista e padre Miguel Melo.

Fernando Batista é especialista em risoterapia e na sua intervenção lamentou que o riso esteja em “desuso” e afirmou que até o riso a fingir é importante. Apresentou o seu projeto “Rir com Deus”.

O padre Miguel Melo fez uma comunicação a partir da frase “ser instrumento da alegria”, apelando à construção de uma “humanidade mais musical”.

“A alegria do essencial” foi o tema para o testemunho da irmã Vera Maria de Jesus, religiosa carmelita, que vive a vida contemplativa no Mosteiro de Paços de Ferreira.

Leonor Belo tem trissomia 21 e afirmou que cada pessoa tem de seguir os seus sonhos. “Temos de ouvir as nossas vozes para todos seguirem o que querem, os sonhos de cada pessoa”, disse a jovem.

Mariana Abranches Pinto, doente oncológica, é mãe de Nini, que morreu aos 18 anos, com cancro. Desafiada a falar sobre a “alegria no bom morrer”, Mariana afirma: “Não encontro sentido no morrer, encontro sentido na vida que a Nini teve cá nesta terra, nestes 18 anos maravilhosos”.

Hugo Novais após viver anos de dependências, procurou ajuda e encontrou. “Fui ajudado. Hoje sei o que é ter objetivos”, afirmou, acrescentando que nunca pensou ser “pessoa licenciada”, como é hoje, a trabalhar.

O Faith’s Night Out nasceu em 2013 por iniciativa das Equipas Jovens de Nossa Senhora. Começou em Lisboa e já houve edições no Porto, Évora e também em São Paulo, no Brasil.

RS com Agência Ecclesia