Visita Pastoral de D. Manuel Linda a S. Martinho de Bougado

Decorreu entre os dias 4 e 10 de março, a Visita Pastoral do Sr. Bispo do Porto, D. Manuel Linda à paróquia de S. Martinho de Bougado, Trofa. A Visita Pastoral é o encontro do Bispo como o seu rebanho, do Bispo com a comunidade de pessoas que a integram: clero, religiosos(as) e leigos. Destina-se a levar conforto, estímulo e aplauso aos obreiros do evangelho, a ver com os próprios olhos as dificuldades do apostolado e da evangelização e a estimular energias talvez enfraquecidas, (cf. directório dos Bispos, nº 168).

Iniciou-se, este encontro do Bispo, na segunda-feira, dia 4. Acompanhado de vários elementos do Conselho Económico, o Sr. Bispo visitou as instalações das autoridades locais durante toda a manhã. Nestas visitas à Junta de Freguesia e Câmara Municipal pôde contactar com os problemas que mais preocupam os executivos e também com os anseios mais prementes destas instituições. Ao mesmo tempo, deixou uma palavra de incentivo e empenho na procura de caminhos comuns para melhor servir a população nos seus diversos âmbitos.

A visita continuou durante a semana com vários contactos com a realidade da paróquia. O Sr. Bispo teve oportunidade de visitar os doentes, encontrar-se com o conjunto dos movimentos e grupos paroquiais, que puderam expor ao Sr. Bispo os seus problemas e anseios, ao mesmo tempo que ouviram uma palavra de incentivo do seu pastor. Nestes encontros não deixou de evidenciar a importância de uma acção pastoral que deve ser cada vez mais exercício de comunhão entre o pároco e todos os outros colaboradores, ao mesmo tempo que apelou a um esforço cada vez maior na inovação pastoral e agradeceu a colaboração voluntária e desinteressada de tantas pessoas que dão o seu tempo à Igreja.

Encontrou-se, ainda, com as várias instituições presentes em S. Martinho de Bougado, desde as escolas a instituições de solidariedade, a GNR, Banda Musical ou clubes de futebol. Esteve presente na celebração dos 25 anos do grupo Trofa Saúde (hospital da Trofa), na Santa Casa da Misericórdia e no Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Bougado. Em todos estes momentos foi notória a grande satisfação que a visita provocou, sobretudo pela atitude de grande proximidade e abertura que Sr. D. Manuel soube cultivar.

No sábado, o Sr. Bispo esteve com a catequese da Infância contactando com vários catequistas e crianças da catequese e também celebrou com as crianças às 16.30h. Nesta ocasião teve oportunidade de salientar o papel único que os pais exercem na educação cristã dos filhos e também a ajuda que podem obter a partir da catequese paroquial. Salientou nomeadamente o grande apreço por todos os catequistas que semanalmente se dispõem a trabalhar na obra de evangelização dos mais novos. Perante uma “Igreja Nova” cheia, foi interessante apreciar o interesse das crianças e adultos para com o Sr. D. Manuel.

À noite o Sr. Bispo celebrou missa vespertina da comunidade tendo a especial presença dos adolescentes da catequese, com os quais depois partilhou uma refeição informal e teve um encontro de partilha e troca de impressões muito interessante e agradável.

De entre todas as atividades programadas, salientamos, como momentos marcantes, os vários encontros com os jovens da paróquia: na quinta-feira com os crismandos, na sexta com os vários grupos de jovens da paróquia e, como foi dito, no sábado com os adolescentes da catequese. Estes foram momentos em que o Bispo pôde tomar contacto com a realidade juvenil da paróquia, ouvir as suas ideias, partilhar as suas preocupações em relação à Igreja e ao Mundo e deixar a sua mensagem de encorajamento e incentivo para se prosseguir neste caminho de seguimento de Cristo, o nosso único Salvador.

A visita terminou no domingo, dia 10, com a celebração do Crisma paroquial, tendo sido crismados 105 jovens provenientes da catequese paroquial e 12 adultos que fizeram uma preparação próxima para este sacramento. Nas suas palavras, D. Manuel incentivou os jovens a não se deixarem vencer pelo medo ou pela inércia, mas, apoiados pela força do alto, darem testemunho da fé que nesta ocasião professam.

Perante uma assembleia numerosa e atenta, este foi um momento vivido com particular interesse e comunhão com o pastor desta Diocese.

Em jeito de balanço podemos dizer que se um dos objectivos da visita pastoral é o de animar a fé e a esperança do povo de Deus, então este objectivo foi bem atingido. A proximidade e a naturalidade do diálogo do Bispo da Diocese para com as pessoas foi constante ao longo desta semana a ponto de alguns testemunhos salientarem isso mesmo nas avaliações pontuais que foram fazendo. Na verdadeira aceção do termo, esta comunidade ficou mais animada, isto é, com uma alma mais viva.

(inf: paróquia de S. Martinho de Bougado)