“O samaritano levou o homem a uma estalagem e cuidou dele até o dia seguinte. Quando o samaritano teve que partir, deu dinheiro ao estalajadeiro para que cuidasse do homem.” (do Evangelho de Lucas, 10, 25-37)
“Os leigos são chamados a viver a sua missão principalmente nas realidades seculares em que estão imersos todos os dias, mas isto não exclui o facto de também terem as aptidões, carismas e competências para contribuir para a vida da Igreja: na animação litúrgica, na catequese e na formação, nas estruturas de governo, na administração dos bens, no planeamento e implementação de programas pastorais” Papa Francisco
No nono dia do segundo mês do ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de dois mil e vinte e quatro, pelas 21:00 realizou-se no Auditório da Paróquia de Salvador de Paço de Sousa a tomada de posse dos membros dos conselhos económicos das paróquias da Vigaria de Castelo de Paiva – Penafiel.
A cerimónia foi simples, correu de forma rápida e harmoniosa, tendo sido animada pelo “Grupo de Jovens Renascer” da Paróquia acolhedora.
Presidiu o nosso bispo auxiliar do Porto, sua excelência reverendíssima o sr. Dom Vitorino Soares, com a presença do reverendo Vigário da Vara e de todos os Párocos com os CE que tomaram posse.
Na sua homilia, a partir do Evangelho de Lucas sua excelência reverendíssima fez nota o papel fundamental dos leigos nas paróquias, até como auxílio aos próprios párocos, recordando aquilo que é próprio dos leigos. Sublinhou que Jesus é o bom samaritano e que, desse modo, à Sua imagem a Igreja tem de ser boa samaritana e estar atenta aos problemas sociais, sobretudo, dos mais desfavorecidos pela via da Caridade e da solicitude.
(inf: Bruno Ribeiro)