Procissão do Senhor dos Passos em Nogueira da Maia

A paróquia de Santa Maria de Nogueira da Maia realizou mais uma vez as cerimónias da Via Sacra, que evocam o percurso percorrido por Jesus Cristo até à sua crucificação no Monte do Calvário.

Estas cerimónias, que ocorrem no terceiro domingo da Quaresma desde o século XIX (mais concretamente desde o ano de 1851), dia em que atingem o seu ponto mais alto com a realização da “Procissão do Senhor dos Passos”.

Esta procissão, no seu percurso até ao Monte do Calvário, percorre parte de uma das principais artérias da Paróquia até ao Largo da Oliveira, local onde se regista o encontro entre os andores de Jesus Cristo e de Maria, sua Mãe.

Nesta local e perante uma assistência sempre silenciosa e atenta, ocorreu o denominado Sermão do Encontro, este ano proferido pelo Padre Vítor Ramos, pároco de Rio Tinto.

Finda esta cerimónia, a procissão, com os dois andores, rumou à Capela do Monte do Calvário (datada de 1859), onde se realizou mais um sermão, proferido pelo mesmo orador, mas, desta vez, alusivo à Crucificação do Senhor.

Esta parte final da evocação, terminou com a “aparição” na porta superior da capela da imagem de Jesus Cristo crucificado.

Ainda de referir que no decorrer do seu percurso, a procissão realizou paragens em 5 capelas (datadas de 1861) nas quais estão patentes imagens evocativas da Via Sacra.

Nos diversos atos inerentes a estes eventos, é de destacar a participação das seguintes entidades e organismos:

Vereadora da Câmara Municipal da Maia, Dr.ª Marta Peneda

Executivo da Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura

Sacerdotes P. Bacelar e P. Micael

Confrarias dos Passos de Nogueira, Nª Sª da Maia e Avintes

Grupos Corais da Paróquia de Nogueira

Escuteiros de Nogueira (Agrupamento 1411)

Banda de Música de Moreira

(inf: Agostinho Silva)