Visita Pastoral de D. Roberto Mariz a Tropeço em Arouca

A Paróquia de Santa Marinha de Tropeço, em Arouca, recebeu com entusiasmo e alegria a Visita Pastoral, na pessoa do Senhor D. Roberto Rosmaninho Mariz. Entre os dias 29 de Janeiro e 4 de Fevereiro, o Sr. Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, nomeado no ano passado, visitou a nossa Paróquia pela primeira vez, sendo também a primeira Visita Pastoral acolhida pelo nosso Pároco, o Sr. Padre José Pedro Magalhães de Novais. Todos os grupos da paróquia estiveram envolvidos de forma a que a Visita primasse pela proximidade, hospitalidade e amizade que muito nos caracteriza.

Ao longo desta semana o Sr. Bispo teve oportunidade de estar presente no Curso Bíblico “Os Evangelhos da Infância”, que tem vindo a acontecer há algumas semanas; encontrou-se com os membros da Junta de Freguesia e da Associação Desportiva e Cultural de Tropeço; teve ainda oportunidade de visitar o Centro de Dia, onde estão os idosos e doentes da Freguesia, que muito felizes ficaram com a visita de D. Roberto.

O Sr. Bispo teve também a oportunidade de se reunir com todos os grupos paroquiais onde apresentou o seu lema episcopal “Como barro na Sua mão” – uma passagem do livro bíblico do profeta Jeremias, agradecendo por toda a dedicação e trabalho que todos desempenham na Paróquia, e para que juntos possamos continuar a caminhar alegres e felizes com Esperança e para que sejamos uma Igreja Sinodal, que caminha em Comunhão, para prosseguir uma missão comum através da participação de cada um dos seus membros.

Os grupos de catequese da Infância e da Adolescência e mais tarde o grupo de jovens da nossa Paróquia tiveram também o privilégio de se encontrarem com D. Roberto em ambiente próximo e descontraído. Foram momentos de jovialidade, em que todos puderam falar abertamente sobre a sua vida, sobre a Igreja, sobre os sacramentos e sobre passagens bíblicas. D. Roberto incentivou as crianças e jovens a não desistirem do caminho da fé e da vida, e a que estes continuem empenhados na sua caminhada e possam aperfeiçoar o que possa não estar tão bem.

O momento alto da visita do Sr. Bispo D. Roberto foi a Eucaristia de Domingo, na qual, além do Sr. Padre José Pedro, atual Pároco, se contou ainda com a presença do Sr. Padre João Almeida, antigo Pároco, e do Sr. Diácono João Fonseca. Tivemos ainda a honra da presença da Dra. Margarida Belém, Presidente da Câmara Municipal de Arouca, e do Sr. José Alberto Teixeira, presidente da Junta de Freguesia de Tropeço. A Eucaristia decorreu de uma forma especial e bonita, com a presença dos paroquianos e das crianças e jovens da Paróquia, cantada pelo Grupo Coral da Paróquia, e com a participação especial dos jovens do 8ºano de Catequese. A Homilia baseou-se no Evangelho do dia, que nos mostrava a fragilidade e o sofrimento das pessoas e o poder de Jesus em nos curar de corpo e alma, e nos ensinava a carregar o sofrimento com amor e esperança. Dizia o Evangelho: “Aproximando-se Ele, tomou-a pela mão e levantou-a”! O Sr. Bispo exortou-nos: que todos sejamos capazes de tomar o nosso próximo pela mão e levantá-lo.

Como lembrança desta visita, presenteámos o Sr. Bispo D. Roberto com o que de bom temos, como símbolos da nossa terra: o azeite, o vinho e o linho – o linho onde bordado foi um símbolo alusivo ao lema “Como barro na mão de Deus”. Obrigado Sr. Bispo!

(inf: Tânia Ribeiro)