Encontro Nacional CPM: caminhar com a Família Jovem (2-3 março)

Irá realizar-se nos próximos dias 2 e 3 de março, em Fátima, o 54º Encontro Peregrinação Nacional da Federação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM Portugal).

Caminhar com a Família Jovem – Provocação ou Vocação do CPM é o tema proposto pela Direção Nacional do CPM Portugal, que organiza um fim de semana de reflexão sobre esta fase da vida da Família que, pela proximidade e oportunidade, interessam ao movimento.

Um painel de oradores irá analisar a realidade atual da Família Jovem na sua perspetiva sociológica e anímica de modo a encontrar oportunidades pastorais para o acompanhamento de casais nos primeiros anos de Vida Matrimonial, tal como preconizado no documento “Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial” do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Será ainda momento de oração da família CPM, integrado nas atividades do Santuário de Fátima, com Eucaristia de encerramento na Basílica da Santíssima Trindade, presidida pelo Dom José Traquina, Bispo da Diocese de Santarém e membro da CELF.

Com cerca de 500 participantes inscritos, pretende ainda este Encontro Nacional ser oportunidade de convívio e partilha dos casais pertencentes ao movimento CPM, provenientes de diversas equipas das dioceses portuguesas.

No ano de 2023, realizaram-se 189 encontros CPM com 2428 pares de noivos, dispersos pelas 122 equipas constituídas por 658 casais e 112 assistentes espirituais em território nacional, o que representou uma importante capacidade formativa e atesta a vitalidade do movimento CPM.

O CPM tem por objetivo principal a preparação dos noivos para a celebração do seu Matrimónio Cristão e a valorização da Família Cristã integrada na sociedade atual.

(inf: CPM)