Trofa-Vila do Conde: tertúlia-jantar da pastoral familiar vicarial

Decorreu na noite de sábado, dia 17 de fevereiro, a terceira Tertúlia (e jantar) da Família da Vigararia Trofa-Vila do Conde, organizada pela Pastoral Familiar Vicarial.

Este ano o mote desta Tertúlia/Jantar foi: “O que é e para que serve a pastoral familiar? Viver em família nos dias de hoje”. Estiveram presentes 360 pessoas representantes das 28 Paróquias, bem como a maioria dos Párocos e diáconos, contando ainda com a honra de ter entre nós D. Joaquim Dionísio, Bispo Auxiliar da nossa Diocese do Porto.

O tema e lema do encontro foi apresentado pelo orador convidado, sendo este ano o Dr. Joaquim Valente, coordenador da Pastoral Familiar Diocesana. Nas 40 mesas da sala foi colocada uma folha com uma dinâmica para ser refletida, falada e discutida sobre o tema, que no final foi recolhida, com as respetivas reflexões, para posterior análise e debate.

Em representação das autarquias locais estiveram presentes o Dr. Paulo Vasques, vereador do turismo, juventude e da cultura da Câmara Municipal de Vila do Conde e a Sra Vereadora da ação social da Câmara Municipal da Trofa, Lina Ramos.

A nossa tertúlia/jantar não podia terminar sem um bom bailarico, culminando num agradável convívio, muito participado e apreciado por todos, que encerrou este encontro, que permitiu falar de assuntos importantes, mesmo num ambiente descontraído. E que serviu para realçar mais uma vez o papel da família na sociedade e na Igreja.

Aqui fica o nosso agradecimento ao assessor da pastoral familiar vicarial e vigário da vara, Padre Luciano Lagoa! O nosso “obrigado” a sua Excelência Reverendíssima, o Bispo Auxiliar do Porto, Dom Joaquim Dionísio pela presença e pelas suas palavras sempre simpáticas: Um bispo que é próximo e amigo. Obrigado pela presença e pela exposição do tema ao Dr. Joaquim Valente e sua esposa Diná.

Obrigado a todo “staff” da Quinta Aquários, na pessoa da responsabilidade da Dª Anabela.

Por último e um obrigado maior à Pastoral Familiar Vicarial, na pessoa do seu coordenador, Camilo Faria e esposa Dulce Alves. Uma equipa unida, harmoniosa, amiga, que surfa a mesma onda e que tem como lema “como nós, só nós!”

Até fevereiro de 2025!

(inf: Vigararia Trofa -Vila do Conde)