No início deste ano de 2024, na Solenidade da Epifania do Senhor, nasceu a Rede Sinodal em Portugal inteiramente dedicada ao Sínodo no endereço www.redesinodal.pt.
O novo espaço digital foi criado há um mês e já atingiu mais de 5000 visualizações. Já foi visitado por utilizadores de Portugal, Estados Unidos da América, Espanha, Itália e Brasil.
Este site teve no primeiro mês uma média de 15 novos utilizadores por dia, está ao serviço da Igreja e aberto à participação de todos os que se sintam entusiasmados com o processo sinodal em curso.
Dá espaço ao pulsar do Sínodo e põe em movimento de informação o dinamismo vivido nas dioceses, paróquias e grupos. Os contributos podem ser enviados para geral@redesinodal.pt.
JMJ Lisboa 2023 foi imagem de Sínodo e inspiração
Este novo endereço digital, que funda uma rede sinodal, nasce do espírito do livro “Não temos medo – Reflexões sobre a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e o caminho sinodal”.
A multidão de jovens de mãos dadas em Lisboa, sem preocupações com hierarquias e lugares, celebrando a paz e a fraternidade, foi a imagem de Sínodo que inspirou esse livro que evolui agora para uma plataforma digital sinodal.
“Não tenham medo” repetiu o Papa Francisco várias vezes na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. O livro “Não temos medo” é a afirmação generosa de 20 personalidades portuguesas, que partilharam em livro as suas reflexões sobre a JMJ e o caminho sinodal. Fizeram-no participando com a Igreja em diálogo com o mundo, numa obra onde são publicadas as opiniões de políticos, jornalistas, sacerdotes, religiosas, profissionais e docentes universitários.
Especial destaque para o prefácio de Paulo Portas que foi vice-primeiro-ministro, ministro da Defesa e também ministro dos Negócios Estrangeiros. O posfácio é do padre Paulo Terroso, membro da Comissão de Comunicação da Secretaria Geral do Sínodo no Vaticano.
A Rede Sinodal em Portugal apresenta num mesmo lugar o entusiasmo de quem está em movimento fazendo caminho juntos, na pluralidade e diversidade, procurando viver o tema que o Papa Francisco propõe neste processo sinodal: comunhão, participação, missão.
A Rede Sinodal está em contacto com todas as dioceses portuguesas, para informar sobre o pulsar do Sínodo em Portugal.
RS