Os Evangelhos da Infância

Curso bíblico on line

Organizado pelo Pe. José Pedro Novais das paróquias de Santa Eulália, Janarde, Moldes e Tropeço pertencentes à vigararia de Arouca – Vale de Cambra, e tendo como base o livro “A infância de Jesus” de Bento XVI, Joseph Ratzinger, decorreu em Arouca, durante 8 sessões,um curso bíblico, sobre os Evangelhos da infância.

Recorrendo à plataforma Zoom este curso foi seguido à distância por cerca de 80 pessoas, incluindo pessoas de outras comunidades cristãs que manifestaram o desejo de aprofundarem a sua formação bíblica, através destas tecnologias que facilitam a comunicação e acrescentam algum conforto na sua obtenção.

Objetivos do curso

Segundo o promotor deste curso, o seu principal objetivo foi “possibilitar aos leigos em idade adulta  uma oportunidade de formação cristã e de aprofundamento na Sagrada Escritura, da forma o mais clara e cómoda possível.” Daí a opção pela plataforma Zoom, o que permitiu que pessoas de outras paróquias, e até emigrantes, pudessem frequentar este curso, cujas sessões nunca ultrapassaram os 40 minutos.

Referira-se ainda que além do objetivo geral da formação de leigos, o seu formador pretendeu também com este curso “a capacitação de catequistas”, promover “uma maior familiaridade dos cristãos leigos com a Bíblia” e fomentar ainda “uma cultura de interparoquailidade” o que fez com que o curso acabasse por alargar-se a outras paróquias e vigararias.

Encerramento do curso

A última sessão foi prioritariamente presencial  e teve lugar no dia 29 de janeiro no auditório da creche da paróquia de Santa Marinha de Tropeço.

Sendo transmitida igualmente pela plataforma Zoom para quem não se pode deslocar a Tropeço, esta última sessão contou com a presença do bispo auxiliar do Porto, D. Roberto Mariz que se encontrava a fazer a visita pastoral àquela paróquia. Terminada a exposição do formador, D.Roberto agradeceu a iniciativa deste curso, bem como a participação de um bom grupo de cristãos desejosos de aprofundarem a sua formação bíblica, salientando que tudo o que contribua para o aprofundamento da nossa fé é de louvar e de apoiar.

Esta última sessão terminou com um agradável momento de convívio social e gastronómico, vindo assim acrescentar um pouco de socialização humana às restantes sessões à distância pelo Zoom.

Refira-se que este é o 2º curso bíblico realizado pelo Pe. José Pedro Novais, nesta modalidade, tendo sido o primeiro sobre a “introdução ao livro dos Salmos”. Segundo  desejos do formador, o próximo curso terá como tema a figura de Nossa Senhora, onde será feita uma aproximação à figura e à missão de Maria a partir do Antigo Testamento.

(inf: José Cerca)