Curso de Música Litúrgica da Diocese celebra 50 anos

O Curso de Música Litúrgica, que foi iniciado em 1971/72, continua a sua formação no Centro de Cultura Católica da Diocese do Porto.  Esta iniciativa da Diocese tem-se mantido ao longo do último meio século, tendo contribuído para a formação de numerosos agentes da pastoral litúrgica nas paróquias da Diocese.

O atual Diretor do Centro de Cultura Católica, Cónego Adélio Abreu propõe: “O Curso não cumpre 50 anos precisamente este ano. Contudo, o ambiente de pandemia que recentemente vivemos com as sucessivas incertezas, bem como as dificuldades de assegurarmos nesse momento a possível normalidade dos cursos não recomendavam celebrações. Desde essa altura, contudo, estivemos conscientes de que não poderíamos deixar de assinalar o cinquentenário da criação do Curso, atendendo sobretudo ao seu significado e impacto nas comunidades da nossa diocese”.  Na sessão de abertura deste ano letivo, em 28 de outubro de 2023, o Diretor formulava o projeto de realizar a celebração desta efeméride da fundação do Curso, “que queremos prolongar noutros momentos deste ano, designadamente numa celebração na Catedral, agendada para 14 de abril de 2024, presidida pelo Bispo do Porto, em que desejamos reunir os alunos e antigos alunos do Curso, os professores de ontem e de hoje, bem como quantos passaram pela Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos (Leitores, Acólitos…) e pelo Centro, formando-se também para outros ministérios e serviços eclesiais. De permeio ainda pretendemos promover um concerto de órgão com a participação de antigos alunos”.

Acaba de ser divulgada a continuidade do programa dessas comemorações, que inclui o Concerto de Órgão pelos antigos alunos do Curso, a realizar no sábado, dia 3 de fevereiro de 2024, na Catedral do Porto, às 21h30.

Atuarão os organistas Daniel Sousa, Gregório Gomes, Pedro Ferreira, Rui Soares, Samuel Pinto, Tadeu Filipe, soba a coordenação de Tiago Ferreira.

No dia 14 de abril de 2024, III domingo da Páscoa, às 16 horas, o Bispo do Porto preside a uma Eucaristia de Ação de Graças, que contará coma participação de alunos e antigos alunos da Escola  Diocesana de Ministérios Litúrgicos.