São cinco as celebrações presentes na agenda papal para este mês de janeiro e para o próximo mês de fevereiro, de acordo com uma declaração divulgada nesta terça-feira, 9 de janeiro, pelo arcebispo dom Diego Ravelli, mestre das celebrações litúrgicas papais. As duas primeiras, a uma distância de quatro dias, no final de janeiro, dizem respeito à missa que Francisco presidirá às 9h30 (5h30 – hora de Brasília) do dia 21 de janeiro na Basílica do Vaticano para o Domingo da Palavra de Deus. Em seguida, no dia 25, será a Basílica de São Paulo Fora dos Muros que sediará, às 17h30 (13h30 – hora de Brasília), a celebração das Segundas Vésperas na solenidade da Conversão de São Paulo, um evento ecumênico tradicional que encerra a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
Em 11 de fevereiro, missa de canonização
O mês de fevereiro será aberto no dia 2, novamente às 17h30 (13h30 – hora de Brasília), com a celebração eucarística papal em São Pedro, na festa da Apresentação do Senhor, um dia dedicado mundialmente à vida consagrada. No domingo, 11 de fevereiro, às 9h30 (5h30 – hora de Brasília), será celebrada a Missa em que Francisco canonizará a Beata Maria Antônia de São José de Paz y Figueroa, a religiosa argentina fundadora das Filhas do Divino Salvador, que o Papa beatificou em 2016.
Ritos da Quaresma
Enfim, no dia 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, Francisco abrirá o período da Quaresma com os ritos tradicionais, presidindo às 16h30 (12h30 – hora de Brasília) a Statio e a procissão penitencial na Igreja de Sant’Anselmo, para depois chegar às 17h (13h – hora de Brasília), à vizinha Basílica de Santa Sabina para a celebração da Missa, concluída com a bênção e a imposição das cinzas.
(inf: Vatican News)