Sacerdotes falecidos: padre Manuel Vales

Manuel de Sousa Oliveira Vales

Faleceu no dia 30 de dezembro de 2023 o Padre Manuel de Sousa Oliveira Vales, da Diocese do Porto. Natural de Pinheiro, São Vicente (Penafiel), nascido a 15 de janeiro de 1937, ia a caminho dos 87 anos de idade. Formado nos seminários diocesanos do Porto, foi ordenado presbítero em 5 de agosto de 1962.

Iniciou a sua vida pastoral como vigário cooperador da Sé do Porto, nesse mesmo ano, e em 1964 foi nomeado pároco de Favões e Vila Boa do Bispo, no concelho do e vigararia do Marco de Canaveses, onde exerceu o ministério ao longo de quarenta e sete anos. Entretanto exerceu também a docência da disciplina de Educação Moral e Religiosa na Escola Secundária do Marco de Canaveses (de 1970 a 1985), bem como de disciplinas humanísticas. Foi nomeado vigário da vara da 5.ª vigararia de Sobretâmega, em 1984 e 2004. Em 1999 exerceu ainda a administração paroquial de Ariz e Magrelos, no mesmo concelho. Por razões de saúde, terminou as funções de pároco entre 2017 e 2019.

O seu funeral foi presidido pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares, por impedimento do Bispo D. Manuel Linda, na igreja do mosteiro de Vila Boa do Bispo, com a presença de duas dezenas de sacerdotes e com a colaboração do coro paroquial, na festa da Sagrada Família, que motivou o tema das palavras do Bispo, que da liturgia do dia sublinhou a valor da família, o sentido do serviço, da cooperação e dedicação pastoral. Foi a sepultar na terra da sua naturalidade, na freguesia de Pinheiro (S. Vivente).