Perafita: Caminhando na alegria rumo ao Natal

O Advento é tempo de preparação para a chegada de Jesus

Este ano fomos convidados a fazer um caminho que nos leva até Belém, a olharmos uma imagem que nos faça pensar e viver o que de mais simples a vida tem… convida-nos a sorrir, a construir e leva-nos a viver um sentimento que é fundamental para vivermos bem uns com os outros… viver na Alegria.

No Lar, no Centro Padre Ângelo, naquela a que chamamos A NOSSA CASA, fizemos a árvore mais bonita que alguma vez, se montou: A Árvore dos sorrisos.

Essa árvore ficou bela porque nela, penduramos sorrisos. Foram colocados os sorrisos de todos quantos vivem e trabalham nesta NOSSA CASA, (utentes e colaboradores).

Partilhamos sentimentos e emoções, escrevendo nos sorrisos o que é que, NA NOSSA CASA, fazia sorrir os nossos utentes.

Foi fantástico percebermos que afinal e apesar de tudo, os utentes são felizes e são muitos os momentos em que diariamente conseguem sorrir. Esses sentimentos enfeitaram a árvore e tornaram-na grandiosa e mágica. Todos quantos passavam “naquele caminho”, iam ficando curiosos com a árvore que fazia sorrir e que mexia com cada um que dela se aproximava.

Lançamos novo desafio: “Vamos procurar… dar sorrisos.”

Os colaboradores escreveram também nos sorrisos que espalhamos, o que é que os fazia sorrir na NOSSA CASA.

Sentimos que os laços criados, a gratidão, a tolerância, a dedicação, o carinho, o reconhecimento, a humildade e o trabalho feito com amor era o que mais fazia sorrir as pessoas.

Espontaneamente, abraçamo-nos e em cada abraço havia uma energia boa que nos fazia a todos felizes.

Acontece um novo desafio: “VAMOS ABRAÇAR… DAR E RECEBER ABRAÇOS” que nos levam a sorrir.

A qualquer momento se via que espontaneamente encontrávamos um sorriso e um abraço.

Falamos sobre o abraço (do abraço que conforta, do abraço que aquece, do abraço que ama e do abraço que nos transforma).

Às palavras fomos juntando semana a semana, uma nova luz, que foi aquecendo o nosso coração.

Não temos palavras capazes de expressar as sensações vividas neste tempo de Advento, mas mais uma vez temos a certeza de que é nas coisas mais simples que encontramos a Alegria e a Felicidade que nos leva até Belém.

Neste caminho que fizemos, experimentamos algo que transformou o nosso coração e que nos preparou para a vinda daquele que com a sua vida nos deu o maior exemplo de AMOR.

Estamos preparados para a chegada Daquele Menino, que com a sua humildade nos ensinou que o maior bem é aquilo que fazemos aos outros.

Na celebração de Natal celebramos com Alegria a chegada a Belém. No caminho que fomos percorrendo, fomos encontrando os presentes mais simples no sorriso, no abraço, nas palavras que trocamos, no trabalho que dia a dia fazemos com amor.

Obrigado nosso Menino Jesus, porque estás bem vivo NESTA NOSSA CASA, és o nosso maior presente e a quem também vamos abraçar.

Obrigada Menino Jesus, porque nos fazes perceber que estás em cada sorriso que conseguimos receber dos nossos utentes.

VEM AO NOSSO ENCONTRO, porque o nosso coração está disponível para Te receber e para Te amar.

(inf: Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto)