Nomeações

PARA O PRESENTE E PARA O FUTURO DA NOSSA IGREJA DIOCESANA DO PORTO

 

Uma Igreja sinodal que deseje fazer caminho com todos necessita do contributo dos vários serviços ministeriais para a todos envolver. Nesta linha, a Diocese do Porto prevê, a curto prazo, que vários leigos possam ser instituídos nos Ministérios de Leitor, Acólito e Catequista. Porém, nenhum deles substitui os diversos graus do Sacramento da Ordem, pois trata-se de serviços distintos e jamais concorrentes entre si. Damos, pois, graças a Deus que nos vai concedendo a possibilidade de ordenar vários homens para o serviço da comunidade.

Considerando tudo isto e “a salvação das almas, lei suprema da Igreja” (cân. 1752), ouvido o Conselho Episcopal e os próprios, para o bem espiritual desta Diocese do Porto, ao abrigo do cân. 157 do Código de Direito Canónico, dispenso um sacerdote e um diácono do múnus pastoral que vinham a desenvolver e nomeio, até decisão em contrário, os seguintes ministros ordenados:

 

  1. DISPENSAS

Pe. Adelino Fernandes Simões, SMBN, observado o estabelecido no cân. 682 §2, dispensado do múnus de Administrador Paroquial de Madail (S. Mamede) e Riba Ul (S. Tiago), da Vigararia de Oliveira de Azeméis-São João da Madeira.

Diác. Pedro Miguel Ferreira Soares, dispensado de exercer o ministério diaconal nas paróquias de Alpendorada e Matos (S. João Baptista) e São Lourenço do Douro (S. Lourenço), da Vigararia de Marco de Canaveses.

 

  1. NOMEAÇÕES

2.1 – PARÓQUIAS

2.1.1 – Vigararia de Castelo de Paiva-Penafiel

Diác. Pedro Miguel Ferreira Soares, para exercer o ministério diaconal nas paróquias de Penafiel (S. Martinho), Marecos (Stº André) e Milhundos (S. Martinho).

2.1.2 – Vigararia de Gondomar

Diác. Carlos Avelino da Silva Lima, para exercer o ministério diaconal na paróquia de Rio Tinto (S. Cristóvão).

2.1.3 – Vigararia da Maia

Diác. António Agostinho da Costa Teixeira, para exercer o ministério diaconal nas paróquias de Folgosa (Divino Salvador), Gemunde (S. Cosme e S. Damião), Moreira (Divino Salvador) e São Pedro Fins (S. Pedro Fins).

Diác. Domingos Manuel Neves Moutinho, para exercer o ministério diaconal nas paróquias de Folgosa (Divino Salvador), Gemunde (S. Cosme e S. Damião), Moreira (Divino Salvador) e São Pedro Fins (S. Pedro Fins).

 

2.1.4 – Marco de Canaveses

Pe. Gerardo Alberto Angel Comayagua, Pároco de Santo Isidoro (Stº Isidoro), mantendo os restantes múnus.

 

2.1.5 – Oliveira de Azeméis-São João da Madeira

Pe. Ricardo Filipe Rosa Marques, SMBN, observado o estabelecido no cân. 682 §1, Pároco de Madail (S. Mamede) e Riba Ul (S. Tiago).

Diác. Adrián Javier Arteaga Paucar, para exercer o ministério diaconal na paróquia de São João da Madeira (S. João Baptista).

 

2.1.6 – Vigararia de Valongo

Diác. David João Silva Azevedo, para exercer o ministério diaconal na paróquia de Valongo (S. Mamede).

Diác. Sérgio Fernando da Silva Pinto, para exercer o ministério diaconal na paróquia de Ermesinde (S. Lourenço).

 

2.1.7 – Vigararia de Vila Nova de Gaia-Norte

Diác. David Samuel Brás de Castro Laranjeira, para exercer o ministério diaconal na paróquia de Santo Ovídio (Stº Ovídio).

 

Porto e Paço Episcopal, 11 de dezembro de 2023.

+ Manuel Linda, Bispo do Porto