Clérigos: concertos e animação em tempo de Natal

Foto: João Lopes Cardoso

A Irmandade dos Clérigos fez regressar um mês de Natal com um conjunto  de eventos culturais para oferta ao Porto e aos seus visitantes. O carrilhão e os seus 49 sinos soam   diariamente na Torre dos Clérigos, pelas 12h, até final de dezembro, oferecendo músicas de Natal à cidade, habitantes e turistas. Às quartas-feiras, o momento poderá ser acompanhado via Facebook.

À noite do Porto, da ribeira até à Foz, volta a apresentar a iniciativa Clérigos by Night. Entre as 19h e as 23h, abre-se o miradouro no topo da histórica torre do século XVIII desenhada por Nicolau Nasoni, proporcionando inesquecíveis vistas numa abrangência de quase 360 graus. As visitas noturnas serão efetuadas em períodos de 30 minutos, para desfrute da vista em segurança e comodidade, com a última subida a verificar-se às 22h30, entre 15 de dezembro e 7 de janeiro (exceções aos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1 de janeiro). Nesta época especial acrescenta-se a possibilidade de ver as iluminações natalícias a partir do topo da Torre dos Clérigos, a 76 metros de altura.

Vários concertos foram apresentados ao longo de dezembro, designadamente da orquestra XXI, premiado grupo de músicos portugueses a residir fora de Portugal e ligados entre si pelo país de nascimento e pelo gosto pela música, conduzidos pelo maestro Dinis Sousa, assistente de Sir John Eliot Gardiner no Reino Unido.

No dia de Natal, Rui Soares, organista da igreja, apresenta “Natal do Carrilhão”, às 11h30 no Exterior da Torre dos Clérigos.

No sábado 6 de janeiro de 2024 é apresentado um Concerto de Reis, às 15 horas, pelo Coro Leading Voices da Porto Business Schoo,l na igreja dos Clérigos.