O Coro da Sé Catedral do Porto celebra o Natal com um concerto no sábado, 23 de dezembro, às 21h30, com entrada livre. São apresentadas duas obras de J. S. Bach, de referência mariana e de Advento: o Magnificat, para solistas, coro e orquestra, e a cantata Wachet aut, ruf uns die Stimme (Acordai, chama-nos a Voz), os números 243 e 140 da obras de Bach.
O Magnificat é a interpretação do canto de Maria, uma das obras escrita por Bach em língua latina, e também uma das obras mais celebradas do autor; a cantata, escrita em 1731 segue um texto em alemão, de Philipe Nicolai, hino luterano baseado na parábola das dez virgens, escrito para solistas, coro e orquestra, dividido em sete momentos, cujo tema escatológico se associa aos domingos de Advento, começado e concluído através da intervenção do coro, que concluiu: “Que tua glória seja cantada, por línguas de homens e de anjos”.
Os solistas são Raquel Mendes (soprano), Eunice Abranches d’Aguiar (soprano), Ana Isabel Santos (contralto), Fernando Guimarães (tenor) e Job Tomé (baixo), com o Coro da Sé Catedral do Porto, a orquestra Sine Nomine, sob a direção de Tiago Ferreira.