CCC: a oportunidade da iniciação cristã com as famílias

Decorreu na noite de 5 de dezembro de 2023 a terceira sessão do ciclo «Vamos com alegria: Juntos por um caminho novo», organizado pelo Centro de Cultura Católica (CCC) e pelo diaconado permanente portucalense, com a colaboração com alguns Secretariados diocesanos.

A sessão desta noite foi preenchida pela conferência «”Itinerário da Iniciação à vida cristã das crianças e adolescentes com as famílias”: Uma oportunidade», proferida por Maria Isabel Oliveira, diretora do Secretariado Diocesano da Educação Cristã.

A sessão, realizada por videoconferência e muito participada, atendendo aos 99 dispositivos informáticos ligados, procurou corresponder aos desafios do Plano Diocesano de Pastoral, designadamente quando menciona entre as ações pastorais: «Aplicar as orientações do Novo Diretório para a Catequese e o Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das Crianças e dos Adolescentes com as Famílias aprovado pela CEP. Formar catequistas e párocos para a aplicação do mesmo, inspirados numa pedagogia de serviço, a partir da metodologia de projeto».

A conferência apresentou o documento, enunciando o aprofundamento que realiza do mais recente magistério pontifício e do episcopado português, recordando que hoje a catequese visa especificamente o tornar-se cristão e não apenas um segundo momento subsequente ao primeiro anúncio, e envolve também os adultos e a comunidade.

Ela exige a passagem de um modelo de transmissão a um modelo catecumenal, na iniciação à fé e à vida cristã daqueles que já foram introduzidos na Igreja e se tornaram filhos de Deus no Batismo, assim como também dos não batizados, a quem se destina o catecumenado em sentido específico. Isso mesmo ficou claro na contraposição enunciada entre a catequese de ontem e de hoje, reveladora da complexidade do ato educativo, também no que à fé se refere. Com o novo Itinerário emerge também o papel das famílias, porquanto a iniciação cristã dos filhos se abre a um percurso de fé que envolve toda a família e se constitui em oportunidade para evangelizar também os adultos.

A abordagem incidiu sucessivamente na apresentação mais detalhada do novo itinerário em quatro etapas – o despertar da fé, a iniciação cristã, o aprofundamento mistagógico e o discipulado missionário – evocando as suas caraterísticas, modalidades de acompanhamento e ritos de passagens. Cruzou também testemunhos em curso na diocese da catequese como projeto, não deixando de evidenciar a comparação do percurso do novo Itinerário com o programa até agora em vigor.

Após a apresentação do tema, a sessão foi ainda enriquecida pelo diálogo e a partilha entre os presentes e a conferencista, que expressaram o compromisso daqueles na catequese das suas comunidades.

A próxima sessão, a realizar também por videoconferência, está agendada para 9 de janeiro de 2024, às 21 horas. João da Silva Peixoto, diretor do Secretariado Diocesano da Liturgia, aborda o tema «Ministérios numa Igreja sinodal».

(inf: CCC)