Bispo do Porto homenageado pelo Corpo Consular

A Associação do Corpo Consular do Porto congrega os Cônsules acreditados nesta região Norte: cinquenta e dois efetivos e doze não-efetivos.

Este ano, a 5 de Dezembro, na sua costumada ceia de Natal, com a presença de praticamente todos os membros e de personalidades da vida social, foi homenageado o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, e o Ministro da Administração Interna, Dr. José Luís Carneiro.

No discurso que lhe foi pedido sobre o tema da paz, o senhor bispo referiu-se a um mundo de paradoxo: diz não querer a guerra, mas continua com a escalada de produção de armamento. E deu um exemplo: calcula-se que, neste momento, existam 60.000 bombas nucleares com um poder destrutivo equivalente a 4.000 kg de explosivos convencionais por cada pessoa que habita o mundo. Temos, pois, quatro toneladas de destruição e morte sobre cada uma das cabeças das pessoas que constituem a humanidade, incluindo os bebés acabados de nascer.

D. Manuel Linda formulou quatro propostas para que o mundo alcance a paz: o desarmamento dos arsenais, sobretudo dos nucleares; o desarmamento dos corações, a partir da educação, mormente da religiosa, e da cultura; a construção da justiça social e da justiça entre os povos; a dotação da ONU de efetivas capacidades para que esta possa exercer o exclusivo da violência legítima, tal como já o fazem os Estados, mediante os tribunais e as forças de segurança.

Saudou, ainda os Cônsules, como agentes de paz, ao contribuírem fortemente para a plena integração dos naturais dos países que representam no contexto da nossa sociedade.