Os cristãos devem ser pessoas de esperança

A paróquia de São Martinho de Travanca, em Oliveira de Azeméis, celebrou a festa do seu padroeiro – São Martinho de Tours – no dia 12 de novembro. Presidiu à Eucaristia o Bispo Auxiliar do Porto, D. Roberto Rosmaninho, concelebrando o pároco, P. André Olim.

D. Roberto Rosmaninho, na homilia, salientou que os cristãos devem ser pessoas de esperança, mesmo diante da tristeza da morte, pois «a tristeza também bate à porta do coração do crente», quando alguém morre e parte deste mundo. Pois, como referiu o bispo auxiliar do Porto, no «caminho desta vida, podemos encontrar os santos», como São Martinho, que nos ajudam a estar em Deus e a viver a festa que Ele prepara para nós. Concluiu, a homilia, apelando a que «mantenhamos acesas as lâmpadas da nossa fé…acesas com o azeite da caridade e do amor».

A celebração da festa de São Martinho, em Travanca, coincidiu com o encerramento a nível nacional da Semana de Oração pelos Seminários Diocesanos. D. Roberto Rosmaninho aproveitou o momento para apelar à oração pelos seminaristas e pelas equipas formadoras dos Seminários.

(Sérgio Carvalho)