Diocese do Porto acolhe caminhada da (D)eficiência (9 dez)

Tendo a Igreja consciência da necessidade de continuar a estar próxima das periferias, o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Diocese do Porto realiza a iniciativa “Caminhamos … tod@s tod@s tod@s!.”

Esta iniciativa consistirá numa caminhada a iniciar pelas 15H00 do dia 9 de dezembro, na Praça da Batalha, até ao Terreiro da Sé, seguida de um breve momento de reflexão na Catedral. Contaremos com a participação do Sr. Bispo D. Manuel Linda e com a escuta de testemunhos de duas pessoas com deficiência, com participação ativa na vida da Igreja.

Caminhamos … tod@s tod@s tod@s!”, acontece no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala a 9 de dezembro, e tem como intuito fomentar a integração e a participação de tod@s na vida da Igreja, designadamente das pessoas com deficiência.

E porque queremos que tod@s se sintam pertencentes a esta Igreja, contamos com a prestimosa colaboração de um grupo de voluntários, que estará disponível para apoiar as pessoas com deficiência e/ou incapacidade, que se desloquem sozinhas e que precisem de apoio, para as acompanhar durante toda a iniciativa. Assim, solicitamos que nos contactem.

O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência surgiu em Portugal a 10 de novembro de 2010. A 2 de fevereiro de 2022, a Diocese do Porto constituiu a sua equipa.

Este organismo da Igreja Católica tem como missão promover a inclusão e a participação plena da pessoa com deficiência na vida da Igreja, defendendo que apostar na construção de uma Igreja onde há lugar para tod@s, passa por humanizar a ação de tod@s aqueles que estão ao serviço da Igreja, ação esta que vai de encontro às palavras do Papa Francisco proferidas durante a última Jornada Mundial da Juventude.

 (inf: Serviço Pastoral à Pessoa com Deficiência da diocese do Porto)