A Assembleia Diocesana da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos decorreu no domingo 29 de outubro no Seminário da Boa Nova em Valadares, Vila Nova de Gaia. Voz Portucalense publica o comunicado final.
No dia 29 de outubro de 2023, no Seminário da Boa Nova em Valadares – Gaia, decorreu a 79ª Assembleia Diocesana da LOC/MTC – Movimento de Trabalhadores Cristãos, com a presença de 40 Militantes e Simpatizantes. Contamos também com a presença da Fátima Pinto, vice-coordenadora Nacional, com o Albano Cruz, coordenador da diocese de Braga, a Manuela Leal, em representação do MAAC. A Manuela Guimarães, da Base-Fut na impossibilidade de estar presente enviou uma mensagem.
O Guilherme Costa e a Lurdes Pinheiro deram as boas vindas aos participantes desejando a todos uma boa participação nesta Assembleia.
Seguiu-se o momento de oração: “Anunciaremos teu Reino Senhor, Reino de Paz e Justiça”
Após a chamada de todas as Equipas de Base, procedeu-se à leitura da ata da Assembleia anterior, que depois de algumas retificações foi aprovada.
Entretanto as Equipas de Base e Equipa Diocesana apresentaram o Relatório da Ação e Atividades desenvolvidas no ano anterior, sendo de realçar a preocupação generalizada pelo “cuidado da casa comum” e a formação realizada a vários níveis sobre a Encíclica Laudato Si do Papa Francisco. De realçar também o apoio dado às JMJ através do acolhimento de jovens de outros países e da solidariedade e acompanhamento no seu meio das atividades a elas inerentes. No dia 23 de setembro participamos no encontro dos Movimentos e Obras da Diocese organizado pelo seu responsável Padre Amaro Gonçalves na Igreja de N. S. da Conceição, no Marquês. Algumas Equipas de Base fazem parte, na sua Paróquia, do CPP.
O Plano de Ação para 2023/2024 “Dignificar o trabalho, cuidar da casa comum” e o respetivo calendário de atividades foi apresentado, tendo sido aprovado após várias intervenções.
O relatório de contas de 2022/2023 e o orçamento para 2023/2024 foram apresentados, discutidos amplamente e aprovados com algumas alterações. De salientar que no Orçamento 2023/2024 sobre a comparticipação da Diocese do Porto para o Dirigente Livre Nacional foi proposto um aumento de 1.500,00€. Esta proposta foi aprovada.
Da parte da tarde, tivemos um momento de formação com o Dr. Jorge Cunha sobre o tema: “Evangelização no Mundo do Trabalho e Sociedade”.
Da reflexão desenvolvida extraímos alguns aspetos: é necessário reconhecer o trabalho como um direito; dar ao trabalhador o rendimento do seu trabalho – o valor do trabalho é a pessoa, um sujeito consciente e livre – o trabalho não é uma coisa acessória, faz parte da sua essência, ninguém pode viver sem trabalhar. Continuamos a afirmar o primado do trabalho sobre o capital.
Trabalho – valor – pessoa – dignidade. Nós militantes cristãos somos desafiados a manter a lucidez e força para continuar a nossa ação evangelizadora no mundo do trabalho e sociedade em geral e a fortalecer a nossa fé e esperança.
Terminamos com a Celebração da Eucaristia, celebrada pelo Assistente Diocesano Padre Macedo.
(inf: LOC/MTC)