No passado dia 29 de outubro, em S. Martinho de Guilhabreu, a Junta de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde e Paróquia homenagearam o Pe. Carlos Duarte pelo septuagésimo aniversário de serviço e dedicação ao próximo e fidelidade a Deus.
Este dia de festa iniciou-se com uma eucaristia solene, presidida pelo bispo D. Manuel Linda o qual salientou a vida singular, dedicada e de verdadeira doação do Pe. Carlos Duarte às comunidades paroquiais que lhe foram confiadas ao longo dos anos: Bonfim (Coadjutor), Aguiar de Sousa, Canidelo, Mosteiró e, até à presente data, Guilhabreu (62 anos). No final da cerimónia o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Rui Maia, ofereceram recordações simbólicas ao Pe. Carlos. Também foi entregue ao Pe. Carlos uma especial bênção do Papa Francisco alusiva à data.
Seguiu-se um almoço convívio no Centro Paroquial e Social que, após diversas manifestações de carinho, as entidades organizadoras também ofereceram uma recordação ao estimado pároco.
No final, Pe. Carlos agradeceu a todos de uma forma singela e emotiva lembrando um antigo hino eucarístico: “Ó anjos, cantai comigo, Ó anjos louvai sem fim, Dar graças eu não consigo, Ó anjos, dai-as por mim”.
O Pe. Carlos Duarte, de 95 anos, nasceu a 5 de Outubro de 1928; é natural do lugar de Paredes, em Mindelo. Foi ordenado sacerdote a 2 de agosto de 1953 tendo passado a maior parte do seu serviço à Igreja na paróquia de Guilhabreu onde deixa a sua marca indelével quer nas obras materiais – de que se destacam a residência paroquial e o centro paroquial – quer no zelo apostólico e evangelizador que coloca na sua acção.
(inf: comissão organizadora da homenagem ao padre Carlos Duarte)