Ao longo do mês de outubro, dedicado pela Igreja às missões, a equipa vicarial da Maia para a Missão e Nova Evangelização promoveu dois encontros com as crianças e jovens da catequese da vigararia. O primeiro destes encontros, realizado no dia 14 de outubro, teve lugar na casa dos Missionários da Consolata em Águas Santas. O segundo decorreu no passado sábado, dia 28 de outubro, na casa dos Missionários Combonianos na Maia. Em cada dia realizaram-se duas sessões, sendo a primeira pensada para os mais novos, do 6º ao 8º ano da catequese, e a segunda para os mais velhos, do 9º ao 11º ano. Reuniram-se nestas atividades cerca de 200 jovens, acompanhados pelos seus catequistas.
A dinâmica proposta, que tinha por base o tema da casa comum, permitiu que cada um refletisse naquele que seria o seu lugar no Mundo e o seu papel no cuidado do mesmo. Partindo do processo de construção de uma casa, os jovens foram explorando a caminhada da sua vida e a sua dimensão relacional, abordando a relação consigo mesmo, com os outros, com Deus e com a criação.
Os grupos do 6º ao 8º ano construíram uma casa de papel que levaram para as suas salas de catequese. A proposta é que a casa seja complementada ao longo do ano com elementos simbólicos, que serão disponibilizados periodicamente pela equipa dinamizadora, e que permitam dar continuidade ao trabalho iniciado no encontro. Será também uma forma de recordar este dia e a importância da missão de cada um no seu contexto diário.
Já para os mais velhos o tema foi trabalhado com base numa dinâmica de World Caffe. Os jovens foram divididos em vários grupos e foram passando por diferentes mesas. Em cada uma destas encontravam uma questão relacionada com a temática do encontro que devia ser respondida após conversarem entre todos. No final reuniram-se os vários grupos para partilhar as principais ideias que surgiram em cada uma das questões propostas.
As sessões terminaram com o testemunho de missionários, que permitiram aos participantes um primeiro contacto com realidades diferentes daquelas a que estão habituados. O impacto deste momento foi notório e mostrou aos jovens a importância dos missionários e da missão no mundo, alertando para a urgência do cuidado com a casa comum.
Foram tardes de partilha e convívio, com muita música e animação e o feedback foi muito positivo. Estes encontros foram o ponto de partida para o trabalho que será desenvolvido pela assessoria das Missões na Maia ao longo deste ano pastoral não só com a catequese mas com toda a comunidade, segundo o lema deste ano “Corações ardentes, pés ao caminho”.
(inf: Equipa Vicarial Missão e Nova Evangelização)