D. Vitorino Soares preside a Sacramento da Confirmação na Igreja de S. Pedro da Sobreira

No passado dia 22 de outubro, Dia Mundial das Missões, a Igreja de S. Pedro da Sobreira acolheu a celebração do Sacramento da Confirmação. Foram crismados oitenta e seis jovens das Paróquias de Aguiar de Sousa, Baltar, Gandra, Mouriz, Parada de Todeia, Recarei e Sobreira da Vigararia de Paredes. Presidiu a esta celebração o Bispo Auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares.

Para estes jovens crismados, esta foi uma tarde de simbolismo e emoção que celebrou um percurso de 11 anos e que agora recebe um novo impulso para uma vida de fé adulta, esclarecida e comprometida na missão da Igreja. D. Vitorino Soares, enaltecendo a audácia e coragem destes jovens que confirmaram a sua fé e que receberam o Espírito que fortalece e envia, desafiou os jovens crismados a “não se ausentarem do seu lugar na vida da comunidade e a descobrirem a alegria de se sentirem parte deste povo de Deus que é a Igreja”.  Aproveitando, o lema do dia Mundial das Missões “Corações ardentes, pés ao caminho” (Lc 24, 13-35), o Bispo Auxiliar do Porto, desafiou também os jovens crismados a “deixarem-se inflamar pelo amor de Deus, para, com os olhos bem abertos, atentos aos sinais de Deus na vida dos outros e os pés lançados para o caminho, serem também nos seus ambientes, jovens missionários que contagiam os outros com a alegria cristã”.

Nas palavras que no final da celebração dirigiu aos presentes, o Sr. Pe. Pedro Sérgio Silva, Pároco das Paróquias de Parada de Todeia, Recarei e Sobreira e Vigário da Vigararia de Paredes, afirmou que a presença do Sr. Bispo, “era uma alegria imensa para estas comunidades, por poderem ter entre elas o Sr. D. Vitorino Soares, outrora Vigário desta Vigaria , mas também sinal e presença de um Deus Pai que vem ao encontro dos seus filhos, para lhes falar de forma pessoal e íntima, como o fez o Sr. Bispo, com cada um dos crismados, quando os confirmou e os enviou para o mundo, para serem jovens com fé e testemunhas da alegria cristã.”

A celebração deste sacramento foi precedida de um encontro do Sr. D. Vitorino Soares com os jovens crismandos, na sexta-feira anterior. Respondendo a algumas questões lançadas pelos jovens, o Sr. D. Vitorino Soares, desafiou os crismandos a enraizarem a sua vida cristã em três palavras de ordem: “Resplandecer, escutar e não ter medo”. Resplandecer a luz que recebemos de Jesus, sem querer ser o holofote, o centro das atenções, mas vivendo a nossa vida, segundo o projeto de Deus para nós.  Escutar Deus na Palavra e nos irmãos que nos interpelam na vida. Não ter medo, descobrir a força e a confiança que nos vem de Deus e que nos enche de coragem para afirmar a fé cristã e enfrentar os desafios e as dificuldades do mundo contemporâneo.

O ambiente de festa e solenidade que se viveu na Igreja de S. Pedro da Sobreira, foi para estes jovens crismados um apelo a viverem a alegria de uma comunidade que quer fazer um “caminho novo”, na certeza de que Deus caminha com ela. Que Deus ajude estes jovens, para que nunca lhes falte audácia e coragem, para serem cristãos alegres e comprometidos com a missão.

(inf: paróquias de Parada de Todeia, Recarei e Sobreira)