Continua o Festival de Órgão e Música Sacra

Foto: João Lopes Cardoso

Por M. Correia Fernandes

Como temos anunciado, continua em desenvolvimento o Festival de Órgão e Música Sacra (FIOMS) que tem vindo a realizar-se na região do Porto e concelhos envolventes, associando a colaboração dos serviços culturais das diversas autarquias, o que constitui uma demonstração da atenção à cultura por parte dos municípios, não apenas aos eventos de carácter mais popular ou espetacular, mas igualmente de um carácter mais tradicional e mais erudito. Os trabalhos de organização e divulgação deste projeto  é dirigido por Filipe Veríssimo, mestre capela da igreja da Lapa, no Porto, envolvendo um grande número de artistas em diversos instrumentos, para além do órgão, tais como trompete e violino, bem como conjunto instrumental e solistas, associando também conjuntos vocais.

Realçamos o concerto coral-sinfónico a realizar em 2 de novembro, na igreja de S. João Novo, que visa o lançamento de uma campanha para o restauro do órgão de tubos histórico daquele templo, que se encontra inativo.

O início deste Festival teve lugar na catedral do Porto, comemorando o 38.º aniversário do órgão construído por George Jann em 1985, e que ainda hoje constitui um notável exemplar do órgão de modelo barroco, mantendo uma bela sonoridade. Neste concerto comemorativo, atuou a organista sul-coreana Shin-Young Lee, grande figura do panorama organístico internacional, que associou obras do mestre J.S. Bach a autores dos séculos XIX e XX, como Max Regger, Maurice-Duruflé e Marcel Dupré, valorizando as características expressivas do instrumento.

A este concerto, apresentado pelo Presidente do Cabido, Adélio Abreu, participou o Bispo do Porto, Manuel Linda e o Bispo Auxiliar Joaquim Dionísio.

 

Próximos concertos

Em 26 de outubro, às 13h, no Átrio dos Paços do Concelho do Porto: Recital de órgão por Johannes Berger.

Em 26 de outubro, às 21h3,0 na Igreja de Santa Rita, Ermesinde – Concerto Comemorativo do 21° aniversário do órgão de tubos: Anthony Aarons, trompete e João Santos, órgão.

Em 27 de outubro, às 13h, no Átrio dos Paços do Concelho do Porto – Concerto de trompete e órgão por Anthony Aarons e Samuel Pinto.Em 27 de outubro, às 21h30, na Igreja da Senhora da Conceição (Marquês), Porto – Concerto de órgão por Johannes Berger.

Em 27 de outubro, às 21h30, na Igreja de Nossa Senhora da Maia – Concerto de órgão e orquestra sinfónica, por Tiago Ferreira e Orquestra Clássica da Maia sob a direção de Pedro Sousa.

Em 28 de outubro, às 16h, na Igreja de São Lourenço (Grilos), Porto –  Concerto de órgão por Gabriele Giacomelli.

Em 28 de outubro, às 21h30, no Mosteiro do Divino Salvador de Moreira, Maia – concerto de órgão e quinteto de metais por Daniel Ribeiro e Quinteto de Metais da Orquestra Clássica da Maia.

Em 29 de outubro, às 16h, na Igreja de São Faustino de Gueifães, Maia – Concerto de coro e órgão pelo Ensemble Vocal Notas Soltas e Paulo Bernardino, sob a direção de Pedro Sousa.

Em 29 de outubro, às 16h, na Igreja de Santa Maria de Ul, Oliveira de Azeméis – Concerto de trompete e órgão por Anthony Aarons e João Santos.

Em 29 de outubro, às 17h, na Igreja de Santa Clara, Porto – Concerto de órgão por Gabriele Giacomelli

Em 30 de outubro às 15h, Igreja de Nossa Senhora da Esperança, Porto

Concerto de violino e órgão por Alexandra Camboa e Rute Magalhães.

Em 31 de outubro, às 16h30, na Igreja dos Carmelitas, Porto – Concerto de trompete e órgão por Ruben Castro e Ricardo Toste.

Em 31 de outubro, às 21h30, no Mosteiro de Águas Santas, Maia – Concerto de música antiga pelo Ludovice Ensemble sob a direção de Fernando Miguel Jalôto.

Em 1 de novembro, às 16h no Mosteiro São Bento da Vitória, Porto –Concerto de órgão por Juan María Pedrero.

Em 2 de novembro, às 21h30 na Igreja de São João Novo, Porto – Concerto coral-sinfónico pelo Coro Polifónico da Lapa, Ensemble Vocal Notas Soltas, Regina Freire (soprano), Jacinta Albergaria (meio-soprano), Alberto Vilas Boas (tenor), Job Tomé (barítono), sob a direção de Pedro Sousa.

Em 3 de novembro, às 21h30 na Igreja de Cedofeita, Porto – Concerto de órgão e orquestra sinfónica por Richard Brasier e Orquestra Sinfónica da ESMAE sob a direção de Jan Wierzba.

Concerto de quarteto de cordas, órgão e soprano por quarteto de cordas da Orquestra Clássica da Maia, Gregório Gomes e Regina Freire.

Assinalamos que o concerto na igreja da Maia edifica uma memória de homenagem e reconhecimento ao falecido pároco Domingos Jorge Duarte do Aido, falecido em 25 de setembro deste ano de 2023.