No dia 20 de outubro, D. Manuel Linda participou na Aula Aberta de Direito do Consumo, “O Direito do Consumo e a Sustentabilidade Ambiental”, da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada/Porto. O tema que lhe indicaram foi: “O consumo e o meio ambiente na visão da Igreja através da Laudato Si”.
Na presença de uma grande plateia, composta por alunos e docentes, sob a presidência do Prof. Doutor António José Moreira, Vice-Chanceler da Universidade Lusíada, e com moderação do Prof. Doutor Fernando Torrão, Diretor da Faculdade de Direito da Lusíada do Porto, intervieram também o Prof. Doutor Agostinho Cardoso Guedes, da Católica, com a comunicação “A sustentabilidade e a compra e venda para consumo na Diretiva 2019/771 e no DL 84/2021”, e o Prof. Doutor Sérgio Machado, o organizador, desenvolvendo “Greenwashing – uma prática comercial desleal?”.
O Bispo do Porto situou-se, fundamentalmente, no capítulo IV da Laudato Si, “Uma ecologia integral”, para chamar a atenção da necessidade de interação entre os sistemas naturais e os sociais e o consequente alargamento da preocupação, que não pode limitar-se apenas aos ecossistemas, mas tem de incluir as dimensões éticas e sociais entre pessoa, sociedade e natureza. Para resumir: “Diz-se que a economia é a atividade dirigida a satisfazer necessidades humanas teoricamente ilimitadas com recursos naturais limitados. Então, para que cheguem para todos os que já estão no mundo e para os que virão depois de nós (princípios de solidariedade social e entre gerações), precisa-se de fortes critérios éticos. Fundamentalmente, o capacitar-nos de que temos de passar de uma mentalidade do «cada vez mais» a uma outra do «suficiente». É a mudança de comportamentos, área em que a ética entra como em casa própria”.
No final, houve animado diálogo com a assembleia.