Comunidade vietnamita institucionaliza presença religiosa em Portugal

A Comunidade Vietnamita, presente, fundamentalmente, no Porto e em Lisboa, inaugurou o seu centro de apoio ao peregrino, em Fátima. A cerimónia, constituída pela bênção da imagem de Nossa Senhora de La Vang, pela Missa em língua vietnamita e por almoço nas novas instalações, foi presidida por D. Joseph Nguyễn Năng, Presidente da Conferência Episcopal do Vietname. O Card. D. António Marto associou-se à bênção da Imagem da Senhora e D. Manuel Linda, como especial convidado, esteve presente em todos os atos.

O Vietname, país com cem milhões de habitantes, dos quais mais de sete milhões são católicos fervorosos, foi evangelizado por portugueses, há quinhentos anos. O Padre Francisco de Pina, missionário jesuíta nascido na Guarda, escreveu o primeiro dicionário trilingue: vietnamita-português-latim. E a sua gramática fixou definitivamente a língua, motivo pelo qual é considerado «o pai» da língua atual

Ao longo da história, os católicos sofreram terríveis perseguições. Durante uma delas, foram martirizados cerca de 300.000 crente. Foi nesse contexto que, em 1798, Nossa Senhora apareceu em La Vang, no Centro do Vietname, assegurando fortaleza e libertação. Hoje, a senhora de La Vang é a referência religiosa dos vietnamitas.

Por este motivo, a Comunidade Vietnamita quis associar La Vang a Fátima. Edificou este grande centro, fundamentalmente para apoio a quantos, do exterior, peregrinam até à Cova da Iria. E a Direção, com quem o senhor D. Manuel Linda mantém excelentes relações, pediu encarecidamente a sua presença que se juntou a um notável grupo de pessoas marcantes na sociedade civil portuguesa e vietnamita.