Bispo do Porto reuniu com líderes religiosos reafirmando amizade e vontade de paz no Médio Oriente

Comunidades Muçulmana e Judaica do Porto expressaram vontade de continuarem amigos e colaboradores

Na tarde do passado dia 11 e outubro, o bispo do Porto reuniu com o Presidente da Assembleia Municipal do Porto, Sebastião Feyo, também em representação do Presidente da Câmara, e com os responsáveis máximos das Comunidades Muçulmana e Judaica do Porto, nas instalações desta última.

Num clima de forte respeito e amizade recíproca, todos reconheceram que o recente conflito entre o Hamas e o Estado de Israel não é uma guerra religiosa entre o Islão e o Judaísmo e vice-versa. Por isso, os líderes destas Comunidades reafirmaram a determinação de, aqui no Porto, continuarem unidos, amigos e colaboradores entre si, como vem acontecendo desde há muito.

D. Manuel Linda aproveitou para reafirmar a posição da Santa Sé relativamente à presente situação e aos motivos que a desencadearam: entrega incondicional e imediata de todos os prisioneiros raptados pelo Hamas; contenção de Israel, dando ao mundo um exemplo de generosidade e grandeza de alma; estatuto especial de Jerusalém, cidade santa para as três religiões monoteístas.

Estiveram presentes neste encontro em representação da comunidade judaica do Porto, anfitriã da reunião, Gabriel Senderowicz, Presidente da Comunidade Judaica do Porto, e Michael Rothwell, membro da direção dessa comunidade e Abdul Rehman Mangá da Comunidade Islâmica do Porto.

RS