Ação de Graças pelos 200 anos do Altar da Igreja de Valongo

Ao longo do último ano, a Paróquia de Valongo em comunhão com as várias instituições civis, promoveu um conjunto de iniciativas com cunho religioso e histórico, para assinalar a efeméride dos 200 anos do Altar da igreja de S. Mamede de Valongo.

No dia vinte de setembro, quarta-feira, dia em que completou esta data memorável, presidiu à celebração o Sr. D. Joaquim Dionísio, bispo auxiliar do Porto. No domingo seguinte, dia vinte e quatro de setembro, marcou presença entre a comunidade de São Mamede de Valongo, o Sr. D. Manuel Linda, bispo do Porto, que com todos celebrou e deu graças pela história e pelo cuidado em manter aquela que é a sua igreja. Este dia encontrou um sentido ainda mais especial, uma vez que além da Eucaristia celebrada com memória agradecida pelos 200 anos do Altar, o Bispo do Porto benzeu o Batistério da Igreja, submetido a uma intervenção de requalificação.

A Igreja Matriz de Valongo edificada no mesmo local da igreja antiga, demolida devido ao seu avançado estado de degradação, cuja autoridade eclesiástica pertencia às Monjas do Mosteiro de São Bento do Ave Maria, no Porto.

Por vontade e determinação dos moradores de Valongo, a nova igreja de Valongo iniciou a sua construção em 1794, prolongando-se até 1836, aquando da conclusão das obras de ampliação da sacristia.

Emoldurada pelas serras, serviu de cavalariça e arsenal às tropas francesas, de onde roubaram grande quantidade de objetos de prata e ouro. Em 1837, a sacristia serve as primeiras reuniões camarárias do novo concelho de Valongo.

Ao longo de mais de dois séculos de história, o edifício sofreu várias intervenções, onde se destacam as realizadas nas pinturas morais e abóbada, entre 2009 e 2011, e, mais recentemente, no presbitério, entre 2019 e 2020.

(inf: paróquia de Valongo)