Nomeações em setembro

 

NOMEAÇÕES

PARA O PRESENTE E PARA O FUTURO DA NOSSA IGREJA DIOCESANA DO PORTO

Em todo o século XX, mas fundamentalmente a partir do Concílio Vaticano II, foi-se tomando consciência de que a Igreja é, na sua essência, um mistério de comunhão. Isto conduziu, felizmente, às atuais conceções de corresponsabilidade, participação, sinodalidade e missão de todos, sem descorar o empenho dos leigos, também eles portadores do sacerdócio comum dos fiéis.

A nossa Diocese do Porto sempre assentou a sua base sólida num laicado culto, empenhado, decidido e colaborativo. Obviamente, o mesmo se pode dizer do Clero. Estes dois setores constituem, portanto, como que as pernas que fazem caminhar a nossa Igreja local. Por isso, são chamados a respeitarem-se naquilo que é específico de cada um, a colaborar ainda mais intensamente e a completarem-se de acordo com a vontade fundacional do Senhor Jesus Cristo, pois é daqui que surge não tanto uma pastoral de setores, mas sim de plena comunhão.

Considerando tudo isto e “a salvação das almas, lei suprema da Igreja” (cân. 1752), ouvido o Conselho Episcopal e os próprios, dispenso do trabalho pastoral alguns sacerdotes e, para o bem espiritual desta Diocese do Porto, ao abrigo do cân. 157 do Código de Direito Canónico, nomeio, até decisão em contrário, os seguintes ministros ordenados e leigos:

 

  1. DISPENSAS

Pe. Félix Serna Arias, VD, observado o estabelecido no cân. 682 §2, dispensado do múnus de Capelão da Universidade Lusíada do Norte – Porto e de Responsável pela Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Porto.

Pe. Francisco José Rodrigues, OC, observado o estabelecido no cân. 682 §2, dispensado do múnus de Pároco de Lordelo (S. Cristóvão) e Unhão (Divino Salvador), da Vigararia de Felgueiras.

Pe. Francisco Sabino Duarte, OC, observado o estabelecido no cân. 682 §2, dispensado do múnus de Vigário Paroquial de Lordelo (S. Cristóvão) e Unhão (Divino Salvador), da Vigararia de Felgueiras.

Pe. Sócio José Bernardo, OC, observado o estabelecido no cân. 682 §2, dispensado do múnus de Vigário Paroquial da Pedreira (Stª Marinha), da Vigararia de Felgueiras.

Engº Ângelo Gomes Couto Soares, dispensado do múnus de Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar.

 

  1. NOMEAÇÕES

2.1 – PARÓQUIAS

2.1.1 – Vigararia de Felgueiras

Pe. Sócio José Bernardo, OC, (Moderador), Pe. João Manuel Oliveira da Costa, OC, e Pe. Manuel Gomes de Castro, OC, observado o estabelecido no cân. 682 §1, Párocos in solidum de Lordelo (S. Cristóvão), Pedreira (Stª Marinha) e Unhão (Divino Salvador).

 

2.1.2 – Vigararia da Maia

Pe. António José Rodrigues Bacelar, Pároco da Maia (S. Miguel).

2.2 OUTROS

Pe. José António de Sousa Barros, Vigário da Vara de Gondomar, mantendo os restantes múnus.

Pe. José Paulo Pedrosa Pereira, VD, observado o estabelecido no cân. 682 §1, Capelão da Universidade Lusíada do Norte – Porto e Responsável pela Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Porto.

Pe. Vítor Emanuel Dionísio Ramos, Adjunto do Vigário da Vara de Gondomar, mantendo os restantes múnus.

 

2.2.1 – Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar:

Joaquim Augusto Valente da Silva e Diná Gomes da Rocha Valente da Silva, Casal Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar.

Restantes Casais que constituirão a Comissão Permanente do Secretariado:

José Manuel Batista Cabeda e Maria Esmeralda dos Reis Barreira; Tiago Pereira Araújo e Joana Vieira Reis – Secretariado e Comunicação;

António Paulo Moreira de Lima e Maria Esmeralda Costa Couto Lima; Filipe José da Silva Lopes Postiga e Teresa Maria Cruz Lopes Postiga – Tesouraria e Vocações;

João Lisboa e Lurdes Veríssimo; José Armando Pinho e Isabel Pinho – Formação e Questões da Vida;

Luís Manuel Pinto Lima Silva e Maria da Conceição Bessa Mendes; Joaquim Correia da Silva e Margarida Maria da Silva Pereira – Ligação às Vigararias.

 

Porto e Paço Episcopal, 29 de setembro de 2023

+ Manuel Linda, Bispo do Porto