Bispo do Porto: Catedral é lugar do anúncio e do encontro

D. Manuel Linda presidiu a celebração aniversária da Dedicação da Catedral do Porto

No sábado dia 9 de setembro o bispo do Porto celebrou Eucaristia na Solenidade da Dedicação da Catedral do Porto. Um momento para celebrar na “igreja-mãe” como se referiu D. Manuel Linda numa mensagem aos fiéis da diocese.

Na sua homilia, D. Manuel Linda sublinhou a Catedral como o lugar do anúncio e da proclamação da Palavra de Deus que congrega a comunidade diocesana. Salientou ser também o local do encontro com os que não conhecem o Evangelho.

O bispo do Porto assinalou a beleza artística das catedrais, em particular da Europa, e a sua dupla dimensão de templos de pedra, mas também templos do coração, porque são lugares da “salvação e da vida”, afirmou.

A este propósito recordou uma história acontecida na Guiné-Bissau durante uma visita solidária à diocese de Bafatá. Visitando a humilde catedral local com D. Pedro Zilli, bispo entretanto falecido, D. Manuel Linda recordou que este repetia com alegria e sublinhando a importância comunitária daquele lugar: “como é bonita a minha catedral”.

A Catedral do Porto é monumento nacional, de construção romano-gótica (séc. XII e XIII) com modificações barrocas dos séculos. XVII e XVIII. O primeiro bispo do Porto foi D. Hugo de 1114 a 1136. A Diocese do Porto engloba 26 concelhos, 17 dos quais pertencem ao distrito do Porto, 8 ao distrito de Aveiro e 1 ao distrito de Braga. Tem 4 regiões pastorais, 22 vigararias e 477 paróquias.

RS