No fim de semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, o Porto esteve em festa para fechar os Dias na Diocese.
Na manhã de sabádo, 29 de julho, o Queimódromo do Parque da Cidade recebeu milhares de jovens com uma Eucaristia presidida pelo bispo D. Manuel Linda e em que estiveram presentes 44 bispos, mais de 900 sacerdotes e 87 diáconos de todo mundo.
A tarde foi reservada a um programa musical com a participação de diferentes DJ’s e grupos de inspiração cristã, como os italianos The Sun, e as bandas portuguesas Follow Him e Missio. A noite foi marcada por um espetáculo que aliava multimédia a ginástica acrobática e em que público pôde conhecer um pouco mais sobre a história das diferentes Jornadas Mundiais da Juventude, de Roma 1986 a Lisboa 2023. O concerto da cantora Aurea fechou o dia da melhor forma.
Estima-se que pelo Parque da Cidade tenham passado mais de 25 mil pessoas de 61 nacionalidades. O ambiente internacional proporcionou um grande convívio entre os jovens que se mostravam interessados em conhecer e partilhar a sua cultura com gente dos quatro cantos do mundo.
Do Líbano, Acácia Azadian diz estar a viver uma “experiência muito bonita, rodeada de cristãos de todo mundo e em que pode aprofundar o seu lado mais espiritual.” Já Gosia, da Polónia, estava surpreendida com todas as atividades que a diocese tinha preparado para estes dias – “Nunca estive aborrecida, havia sempre coisas para fazer e visitar.” Sobre a missa da manhã, diz que sentiu a presença de Deus num “ambiente único em que toda gente pôde rezar em conjunto”. A polaca espera que, em Lisboa, o Papa Francisco encoraje os jovens a não terem medo de ser cristãos e a espalharem a Palavra de Deus pelo mundo.
Já o domingo, 30 de julho, foi marcado por pequenas celebrações a nível paroquial com as comunidades locais e famílias de acolhimento.
Na cidade do Porto, as duas Vigararias, Porto Nascente e Porto Poente, juntaram-se para criar um convívio musical que deu continuação ao clima de festa deste fim de semana. Para se despedirem dos jovens peregrinos que partem já esta segunda feira para a capital, o adro da Igreja da Senhora da Conceição, no Marquês, recebeu, das 15h às 18h, as bandas Follow Him, Fortaleza Jovem e Spiritus.
A vocalista dos Fortaleza Jovem acredita que a música une povos e que através dela é possível “chegar a um ponto de fé onde, a rezar, muitas vezes não conseguimos”. Segundo Lígia Mendes, “a forma mais fácil de chegar até Deus é a ouvirmos uma música que nos diga algo, que tenha uma mensagem que nos toque. Hoje em dia, os jovens precisam de ter novas formas de chegar a Deus”.
Sobre a festa de sábado, onde também marcaram presença no Parque da Cidade, Lígia afirma que “é maravilhoso olhar para estas massas de gente e perceber não são os únicos ‘tolinhos’ a acreditar em Deus.” Em Lisboa, a banda vai tocar na Igreja de S. Paulo, no dia 2 de agosto.
Entre concertos, os grupos dos 286 estrangeiros que foram acolhidos pelas paróquias portuenses foram convidados a mostrarem um pouco das suas culturas. Peregrinos da Índia, Honduras, Filipinas e Polónia não se acanharam, cantaram e dançaram ao som de músicas típicas dos respetivos países.
LC