Após vários anos de passeios pelo território nacional, o Clero da Vigararia da Maia optou neste final de ano pastoral por atravessar a fronteira e visitar a Galiza. Como de costume, o ponto de encontro foi a Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, dia 17 de Julho, pelas 8 horas da manhã, pois, cedo começa o dia e a viagem era longa. Marcaram presença o Bispo D. Pio Alves, o Vigário da Vara, P. Augusto Silva, o P. António Orlando, o P. Domingos Jorge, o P. Domingos Areais, o P. Domingos Sá, o P. Godofredo Silva, o P. José Silva, o P. José Augusto, o P. Fernando Rosas, o P. Álvaro Pacheco da Consolata, o P. Joaquim Moreira dos Combonianos, o P. Bruno Aguiar de Moreira, o P. Pedro Cunha (estagiário de Moreira) e o estagiário David Azevedo também de Moreira.
Depois da chegada dos mais atrasados rumamos para o Minho verdejante, tendo sido a primeira estação em Valença para a pausa do café matutino. Refeitas as energias, seguimos para Combarro, onde visitamos os famosos espigueiros graníticos e típicos da Galiza, encimados pela cruz, dispostos ao longo da estreita viela, embelezada por flores e recuerdos. Como a hora do almoço se aproximava e o apetite apertava fomos para O Grove para o repasto em restaurante local.
Após tranquila e convivial refeição retomamos o autocarro para visita à ilha de La Toxa e à praia de Sanxenxo. Daí seguimos para o Mosteiro de San Xoan de Poio da Ordem dos Mercedários para visita livre, onde pudemos apreciar a Igreja com as suas belas e antigas imagens e o mais recente Caminho francês de Santiago, obra de um contemporâneo artista checo.
Assim passamos um belo dia em confraternização, avivando a memória com belas recordações e partilha entre gerações diferentes, num espírito de verdadeira fraternidade presbiteral e sacerdotal como se pode observar e ver nos rostos sorridentes da fotografia, tirada no regresso defronte da Igreja da Padroeira da Maia. Afinal, tristezas não pagam dívidas!
(inf: padre Domingos Areais)