Jovens de todo o mundo estão a chegar para participarem de 26 a 31 de julho nos “Dias nas Dioceses”. Vêm de 126 países e são mais de 67 mil, espalhados de norte a sul do país, numa atividade que antecipa a grande jornada de Lisboa. O Papa Francisco estará em Portugal de 2 a 6 de agosto. Deverão estar na capital portuguesa cerca de um milhão de participantes na JMJ
“Há pressa no ar” em Portugal para receber o Papa Francisco. O título do hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 aplica-se muito bem ao ambiente de grande expectativa e de preparação que se vive por estes dias em todo o país para acolher de braços abertos os jovens da JMJ e o Papa Francisco.
“Dias nas Dioceses” envolvem mais de 67 mil jovens
Muitos jovens já começaram a chegar para participarem de 26 a 31 de julho nos “Dias nas Dioceses”. Vêm de 126 países e são mais de 67 mil, espalhados de norte a sul do país, numa atividade que antecipa a grande jornada de Lisboa.
As dioceses são: Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
A Diocese do Porto, por exemplo, vai receber mais de 16 mil peregrinos, a de Coimbra mais de 14 mil e em Leiria-Fátima vão ficar 7500 participantes; os Comités Organizadores Diocesanos de Braga e de Aveiro acolhem, respetivamente, 7 mil e 5 mil pessoas.
Nesta semana de preparação e encontro nas dioceses de Portugal “os jovens vão conhecer a Igreja local, com as suas especificidades, as pessoas e a região, tendo cada uma das dioceses um programa centrado em cinco pilares: Acolhimento, Descoberta, Missão, Cultura e Envio”, refere a organização.
Os jovens peregrinos, divididos em mais de 950 grupos, vão ficar alojados em casas de famílias de acolhimento, paróquias, instalações públicas, escolas, municípios, associações e coletividades.
Papa Francisco estará na JMJ de 2 a 6 de agosto
O Papa Francisco estará em Portugal de 2 a 6 de agosto para a JMJ Lisboa 2023. O Santo Padre chegará a Portugal no dia 2 de agosto pelas 10h ao Aeroporto de Figo Maduro, seguindo-se a cerimónia de boas-vindas com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém pelas 10.45h. De seguida terá lugar pelas 12.15h, um encontro com entidades civis e diplomáticas no Centro Cultural de Belém. Na tarde desse dia terá lugar o encontro com o primeiro-ministro António Costa na Nunciatura Apostólica pelas 16.45h e de seguida o Papa presidirá à oração de vésperas no Mosteiro dos Jerónimos pelas 17.30h, com membros do clero e dos institutos de vida consagrada.
No dia 3 de agosto, logo pela manhã às 9h o Papa estará na Universidade Católica Portuguesa num encontro com jovens universitários, seguindo-se pelas 10.30h em Cascais uma visita à sede de ‘Scholas Occurentes’, uma organização internacional de direito pontifício presente em 190 países dos cinco continentes que, através da sua rede, integra meio milhão de redes educativas. O primeiro encontro com os peregrinos da JMJ acontece nesse dia 3 de agosto pelas 17.45h, no Parque Eduardo VII, com a cerimónia de acolhimento.
No dia 4 de agosto, o Papa começa por confessar alguns jovens, no Parque do Perdão, em Belém logo de manhã pelas 9h, seguindo-se um encontro com representantes de centros de assistência social e caritativa no Centro Paroquial de Serafina, em Lisboa. Nesse dia Francisco almoça com jovens, na Nunciatura Apostólica, e o programa do dia encerra-se com a grande celebração da Via Sacra, pelas 18h, no Parque Eduardo VII, com reflexões escritas por jovens dos cinco continentes.
Na manhã de 5 de agosto, o Papa desloca-se ao Santuário de Fátima de helicóptero, chegando à Cova da Iria para recitar o terço na Capelinha das Aparições pelas 9.30h. Será uma curta visita que se concluirá pelas 11h, regressando a Lisboa para a grande vigília de oração com os jovens no Parque Tejo a partir das 20.45h. Tempo ainda durante a tarde, pelas 18h para um encontro privado com membros da Companhia de Jesus, no Colégio de S. João de Brito.
Na manhã de dia 6 de agosto, domingo, pelas 9h terá lugar no Parque Tejo a grande Missa do Envio da JMJ e a recitação do Angelus. De tarde, pelas 16.30h, decorre o encontro com os voluntários da Jornada, no Passeio Marítimo de Algés. O Santo Padre regressa ao Vaticano após a cerimónia de despedida pelas 17.30h.
Festival da Juventude com mais de 500 eventos
Do intenso programa de atividades da JMJ, especial destaque para o ‘Festival da Juventude’, que decorrerá em 100 espaços dos municípios de Lisboa, Loures e Cascais de 1 a 6 de agosto.
A Fundação JMJ Lisboa 2023 apresentou na sexta-feira dia 21 de julho o programa completo dos mais de 500 eventos de entrada livre, que integram o Festival da Juventude.
A agenda inclui propostas culturais, artísticas, religiosas e desportivas, que promovem a “partilha da experiência cristã dos jovens de todo o mundo e a criatividade e generosidade que essa experiência gera”, assinala a Agência Ecclesia.
O Festival da Juventude, com mais de 290 concertos, entre outras iniciativas, decorre em palcos e espaços exteriores, mas também em espaços interiores (auditórios, salas de cinema, teatros, museus, espaços de exposições, igrejas), com mais de 2500 convidados.
A programação do Festival da Juventude integra 17 exposições distribuídas por vários espaços da capital portuguesa, com temas que vão desde a ecologia, com referência à Encíclica ‘Laudato Si’, do Papa Francisco, à vida de alguns dos Patronos da JMJ Lisboa 2023, como o Beato Carlo Acutis.
À semelhança da JMJ Panamá 2019, também nesta JMJ a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai marcar presença, em momentos de recitação do terço, de oração pessoal e em dinâmicas de promoção da paz.
Outro ponto central da programação vai ser a “Cidade da Alegria”, no Jardim Vasco da Gama, em Belém, que acolhe a Feira Vocacional e o Parque do Perdão.
Esta iniciativa estará aberta de terça-feira a sexta-feira de 1 a 4 de agosto das 9h às 20h, incluindo ‘talks’ e testemunhos em dois coretos no centro da Feira Vocacional em Belém.
De 1 a 6 de agosto deverão estar em Lisboa cerca de um milhão de participantes na JMJ.
RS